semana-municipal-lixo-zero-comeca-nesta-segunda-feira-no-morro-da-conceicao

Semana Municipal Lixo Zero começa nesta segunda-feira no Morro da Conceição

Gincana de Recicláveis, peças teatrais, mutirões de limpeza, instalação de novas papeleiras e PEVs, lixômetro, Operação Cata-Tralha e premiações movimentarão o Morro da Conceição nos próximos dias

De 24 de outubro a 1 de novembro, a Prefeitura do Recife realiza a Semana Municipal Lixo Zero, com uma série de ações de educação ambiental no Morro da Conceição, bairro da Zona Norte do Recife, para estimular adultos, jovens e crianças a adotarem práticas sustentáveis. A ideia é incentivar o descarte e a destinação adequada de resíduos, a mudança de comportamento, a reciclagem e informar sobre os serviços públicos de coleta seletiva que são oferecidos à população. A programação conta com Gincana de Recicláveis, peças teatrais, mutirão de limpeza, instalação de novas papeleiras e PEVs, lixômetro, Operação Cata-Tralha e premiações para o ponto de recolhimento que mais arrecadar recicláveis.

A iniciativa é da Autarquia  de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), em parceria com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Mulher, e as executivas de Agricultura Urbana, da Primeira Infância e de Inovação Urbana. 

“A Semana Municipal Lixo Zero é uma oportunidade para apresentarmos aos cidadãos os serviços de limpeza urbana disponíveis, com o objetivo de reduzir o descarte irregular dos resíduos sólidos e aumentar as oportunidades de aproveitamento. É muito importante que todos conheçam as vantagens existentes para a sociedade com a redução da geração de resíduos, seu  aproveitamento e valorização, além da destinação adequada dos rejeitos”, afirma Marilia Dantas, secretária de Infraestrutura da Prefeitura do Recife e presidente da Emlurb.

A abertura da Semana Municipal do Lixo Zero acontecerá na Praça do Morro da Conceição, a partir das 9h, com uma apresentação teatral com os palhaços Tico e Teca, que ensinarão de forma lúdica como separar e descartar corretamente o lixo doméstico e o reciclável, respeitando o dia e horário em que o caminhão da coleta passa. Em seguida, a trupe sairá pelas ruas convidando os moradores a participarem da Gincana de Recicláveis, que acontecerá até o dia 1 de novembro e contará com quatro pontos de coleta de recicláveis participantes. São eles: Escola Estadual Padre João Barbosa, Educandário Bem Querer, Catequese do Santuário do Morro da Conceição e Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac). Cada ponto de coleta terá uma big-bag para arrecadação dos recicláveis. 

Também no primeiro dia de atividades, será divulgada, por meio de carro de som, a Operação Cata-Tralha, incentivando os moradores a deixarem seus resíduos de construção civil, eletrodomésticos, móveis, resíduos de jardim e podas e outros objetos sem utilidade, nas ruas do entorno da Praça do Morro da Conceição. Um caminhão passará na quinta-feira (27), no período das 7 às 11h da manhã, recolhendo tudo a fim de dar um destino sustentável a esses e outros resíduos que poderiam ser destinados de forma inadequada.

Já no dia 1 de novembro, serão inauguradas as novas papeleiras e a substituição do PEV, na Praça do Morro da Conceição, com teatro educativo sobre a utilidade desses equipamentos, a partir das 9h. A premiação da Gincana de Recicláveis também acontecerá neste dia, onde cada ponto de coleta participante terá uma tenda situada na Praça do Morro da Conceição e uma equipe da Prefeitura do Recife fará a pesagem para saber a colocação de cada ponto de coleta participante. 

Dentro da praça, será colocado um lixômetro onde as pessoas poderão visualizar todo o material arrecadado na gincana e no mutirão de limpeza. A premiação pelo engajamento e participação das escolas e instituições será feita da seguinte forma: o 1º lugar receberá intervenções do Programa Mais Vida; 2º lugar receberá uma horta comunitária; o 3º lugar uma tarde brincante; e o 4º lugar um conjunto de objetos recicláveis contendo 10 porta-lápis e 10 lixeiras. 

Todos os resíduos recicláveis arrecadados serão entregues à Cooperativa Ecovida Palha de Arroz. Pelas mãos dessas empreendedoras, o plástico será transformado em diversos produtos utilitários, como cestas de frutas, cachepôs, porta-lápis e luminárias, entre outros. A instituição é uma das beneficiadas pela Prefeitura do Recife dentro do Programa Recicla Mais, que tem como objetivo fomentar e incentivar o empreendedorismo e a geração de renda por meio de uma economia verde, circular, de baixo carbono e inclusiva.

SEMANA MUNICIPAL LIXO ZERO – A Semana Municipal Lixo Zero faz parte do calendário de conscientização do Recife e é norma assegurada pela lei Nº 18.403/2017. A atividade tem como objetivo promover de debates, fomentar a economia circular; conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos por toda a sociedade; proporcionar experiências lúdicas e técnicas; apoiar e incentivar o cooperativismo; ações coletivas de limpeza em espaços públicos; favorecer e contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; incentivar o consumo consciente; entre outros.

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier cobra de prefeitos e da governadora solução para engorda das praias. “Não é um problema partidário , é um problema de Pernambuco”

A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier (PSD), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira …