semana-hermilo-oferece-programacao-teatral-gratuita,-a-partir-deste-sabado

Semana Hermilo oferece programação teatral gratuita, a partir deste sábado

Em celebração a um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro nordestinos, Semana será oferecida de 6 a 14 de julho, no teatro que leva o nome do autor, no Recife Antigo, com sete espetáculos, que se inspiram ou garantem continuidade à obra de Hermilo (Foto: Marcos Pastich)

Deste sábado (6) até o domingo 14 de julho, o Recife está convidado a celebrar o legado do autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro com raízes fincadas na cultura popular nordestina. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Semana Hermilo irá apresentar sete espetáculos teatrais, todos montagens locais, que se inspiram na obra de Hermilo e lhe asseguram continuidade, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo.

A programação, gratuita e aberta ao público, começa no sábado, às 19h15, com a abertura da mostra de longa duração “Luiz Marinho, um resgate do autor que veio da mata”, na sala de exposições do Hermilo, rendendo homenagem ao também dramaturgo e autor das peças “Um Sábado em 30” e “Viva o Cordão Encarnado”, membro da Academia Pernambucana de Letras e vencedor do Prêmio Molière de Teatro.

Às 20h, será apresentado o espetáculo “O Estopim Dourado”, vencedor do Edital Prêmio de Pesquisa Aprendiz em Cena 2023. A peça, que lança um olhar crítico e feminino sobre o texto “João sem Terra”, de Hermilo, tem texto e direção de Gardênia Fontes, Anny Rafaella Ferli e Taína Veríssimo, que também protagonizam o elenco.

No domingo (7) e na segunda (8), a partir das 19h, a Semana Hermilo apresenta, respectivamente, os espetáculos “História de um Pano de Roda”, da Cia. Brincantes de Circo., e “Babau, Pancadaria e Morte ou Com Quantos Paus se Faz uma Canoa para o Além”, performance com Marcondes Lima, da Mão Molenga Teatro de Bonecos.

A Semana de celebração a Hermilo, à estética e às temáticas que ele inaugurou no teatro nacional, com seu realismo fantástico de raízes fincadas no solo seco do Nordeste, continua na quarta-feira (10) e na sexta (12), com mais dois espetáculos: “Terreiro Trajetória”, que tem coreografia, encenação e produção assinados por João Lira e será apresentado em duas sessões, às 16h e 19h da quarta, e “Noite”, de Claudio Lira, que divide a produção com a Luz Criativa e terá sessão única, na sexta, às 20h.

Fechando a programação dedicada ao dramaturgo, filho da cidade e do imaginário de Palmares, os espetáculos “Matilda”, da Subitus Company, da UFPE, e “Baba Yaga”, da Cia de Repertório, apresentam-se no sábado e no domingo, respectivamente, às 19h. “Matilda” tem direção de Neves da Senna e “Baba Yaga” é esrelado por Sonia Carvalho, com direção de Toni Rodrigues.

SEMANA HERMILO

De 6 a 14 de julho

No Teatro Hermilo Borba Filho

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Dia 6 (sábado)

19h – Abertura da Semana e da exposição “Luiz Marinho, um resgate do autor que veio da mata”

20h – Apresentação do espetáculo “O Estopim Dourado”

Dia 7 (domingo)

19h – Apresentação do espetáculo “História de um Pano de Roda”

Dia 8 (segunda)

19h –  Apresentação do espetáculo “Babau, Pancadaria e Morte ou Com Quantos Paus se Faz uma Canoa para o Além”

Dia 10 (quarta-feira)

16h/19h – Apresentação do espetáculo “Terreiro Trajetória”

Dia 12 (sexta-feira)

20h –  Apresentação do espetáculo “Noite”

Dia 13 (sábado)

19h –  Apresentação do espetáculo “Matilda”

Dia 14 (domingo)

19h – Apresentação do espetáculo “Baba Yaga”

About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-lanca-edital-do-primeiro-concurso-publico-do-brasil-para-secretaria-da-mulher

Prefeitura do Recife lança edital do primeiro concurso público do Brasil para Secretaria da Mulher

Certame será em três etapas. Resultado final deve ser divulgado no dia 5 de novembro. …