semana-hermilo-oferece-programacao-teatral-gratuita,-a-partir-deste-sabado

Semana Hermilo oferece programação teatral gratuita, a partir deste sábado

Em celebração a um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro nordestinos, Semana será oferecida de 6 a 14 de julho, no teatro que leva o nome do autor, no Recife Antigo, com sete espetáculos, que se inspiram ou garantem continuidade à obra de Hermilo (Foto: Marcos Pastich)

Deste sábado (6) até o domingo 14 de julho, o Recife está convidado a celebrar o legado do autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho, um dos maiores e primeiros defensores da literatura e do teatro com raízes fincadas na cultura popular nordestina. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a Semana Hermilo irá apresentar sete espetáculos teatrais, todos montagens locais, que se inspiram na obra de Hermilo e lhe asseguram continuidade, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo.

A programação, gratuita e aberta ao público, começa no sábado, às 19h15, com a abertura da mostra de longa duração “Luiz Marinho, um resgate do autor que veio da mata”, na sala de exposições do Hermilo, rendendo homenagem ao também dramaturgo e autor das peças “Um Sábado em 30” e “Viva o Cordão Encarnado”, membro da Academia Pernambucana de Letras e vencedor do Prêmio Molière de Teatro.

Às 20h, será apresentado o espetáculo “O Estopim Dourado”, vencedor do Edital Prêmio de Pesquisa Aprendiz em Cena 2023. A peça, que lança um olhar crítico e feminino sobre o texto “João sem Terra”, de Hermilo, tem texto e direção de Gardênia Fontes, Anny Rafaella Ferli e Taína Veríssimo, que também protagonizam o elenco.

No domingo (7) e na segunda (8), a partir das 19h, a Semana Hermilo apresenta, respectivamente, os espetáculos “História de um Pano de Roda”, da Cia. Brincantes de Circo., e “Babau, Pancadaria e Morte ou Com Quantos Paus se Faz uma Canoa para o Além”, performance com Marcondes Lima, da Mão Molenga Teatro de Bonecos.

A Semana de celebração a Hermilo, à estética e às temáticas que ele inaugurou no teatro nacional, com seu realismo fantástico de raízes fincadas no solo seco do Nordeste, continua na quarta-feira (10) e na sexta (12), com mais dois espetáculos: “Terreiro Trajetória”, que tem coreografia, encenação e produção assinados por João Lira e será apresentado em duas sessões, às 16h e 19h da quarta, e “Noite”, de Claudio Lira, que divide a produção com a Luz Criativa e terá sessão única, na sexta, às 20h.

Fechando a programação dedicada ao dramaturgo, filho da cidade e do imaginário de Palmares, os espetáculos “Matilda”, da Subitus Company, da UFPE, e “Baba Yaga”, da Cia de Repertório, apresentam-se no sábado e no domingo, respectivamente, às 19h. “Matilda” tem direção de Neves da Senna e “Baba Yaga” é esrelado por Sonia Carvalho, com direção de Toni Rodrigues.

SEMANA HERMILO

De 6 a 14 de julho

No Teatro Hermilo Borba Filho

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Dia 6 (sábado)

19h – Abertura da Semana e da exposição “Luiz Marinho, um resgate do autor que veio da mata”

20h – Apresentação do espetáculo “O Estopim Dourado”

Dia 7 (domingo)

19h – Apresentação do espetáculo “História de um Pano de Roda”

Dia 8 (segunda)

19h –  Apresentação do espetáculo “Babau, Pancadaria e Morte ou Com Quantos Paus se Faz uma Canoa para o Além”

Dia 10 (quarta-feira)

16h/19h – Apresentação do espetáculo “Terreiro Trajetória”

Dia 12 (sexta-feira)

20h –  Apresentação do espetáculo “Noite”

Dia 13 (sábado)

19h –  Apresentação do espetáculo “Matilda”

Dia 14 (domingo)

19h – Apresentação do espetáculo “Baba Yaga”

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …