secretaria-de-saude-do-recife-tem-trabalhos-sobre-hanseniase-premiados-pelo-ministerio-da-saude

Secretaria de Saúde do Recife tem trabalhos sobre hanseníase premiados pelo Ministério da Saúde

As atividades, que foram desenvolvidas nos Distritos Sanitários 2 e 7, figuraram entre as dez melhores do Brasil e foram inseridas em um e-book produzido pelo órgão federal. Um dos projetos ainda foi relatado em um webdocumentário. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde)

Em pleno Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados com a hanseníase, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife teve quatro trabalhos que abordaram a doença premiados em um evento do Ministério da Saúde (MS), que está acontecendo em Brasília, até 27 de janeiro. A premiação é resultado do Edital de Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase, realizado pelo órgão federal, em julho do ano passado. As atividades, que foram desenvolvidas nos Distritos Sanitários (DS) 2 e 7 (que compreendem bairros da Zona Norte da capital pernambucana), figuraram entre as dez melhores do Brasil e foram inseridas  em uma publicação produzida pelo MS.

Na última terça-feira (24), os quatro trabalhos recifenses receberam a menção honrosa do MS, durante o seminário “Hanseníase no Brasil: da evidência à prática”, que está sendo realizado na capital federal. As atividades foram classificadas entre mais de 40 iniciativas realizadas na atenção primária e secundária à saúde, das cinco regiões do país.

Os projetos premiados foram inseridos no e-book “Experiências exitosas em hanseníase”, produzido pelo Ministério da Saúde e que está disponível para leitura no link: https://bit.ly/3wytpai. Os títulos recifenses são “Cuidando de quem cuida: olhar ampliado junto aos profissionais de saúde acometidos pela hanseníase”; “Estratégia para aumento da detecção de casos novos de hanseníase no território do Distrito Sanitário VII em Recife, aplicação de um plano de intervenção”; “Estratégia de matriciamento para profissionais de saúde das unidades silenciosas no Distrito Sanitário VII”; e “Coral Grupo Saúde: fruto de um grupo de autocuidados”. 

“Para mim, foi uma honra ter os nossos trabalhos reconhecidos pela maior autarquia da saúde, que é o Ministério. Mostrar, nesse evento, que essas experiências devem ser lembradas e mostradas para o país todo é uma grande felicidade e só reforça a ideia de que estamos no caminho certo para fazer o SUS que a gente sonha. Foi um momento de levar para o Brasil a força dos nossos profissionais e pacientes que lidam com a hanseníase no dia a dia. Estar em Brasília para esse evento e ouvir outras experiências de tantos outros locais foi uma troca muito rica”, destaca a coordenadora de hanseníase do DS 7, responsável por três projetos, Mônica Sousa.

O projeto “Cuidando de quem cuida: olhar ampliado junto aos profissionais de saúde acometidos pela hanseníase” ficou entre as três experiências mais bem ranqueadas do país, sendo a única do Nordeste. Por isso, foi relatada em um webdocumentário também produzido pelo MS. O vídeo pode ser assistido no YouTube: https://youtu.be/pijCK4aolWE

“Foi uma satisfação enorme estar em um espaço de discussões ampliadas sobre o enfrentamento da hanseníase e ter o reconhecimento e a oportunidade de publicizar o nosso trabalho, que foi realizado com os profissionais de uma forma interdisciplinar. Tivemos a possibilidade de enfatizar as perspectivas e as necessidades de reestruturação da rede assistencial da hanseníase e falar um pouco mais das necessidades de acolhimento dos profissionais de saúde e do fortalecimento dos demais atores e dos equipamentos sociais, como Nasf, Caps. Essa premiação não é só do nosso grupo. É do nosso povo, porque as mudanças individuais reverberam no coletivo”, relata a coordenadora de Hanseníase do DS 2 e responsável pelo projeto relatado no webdocumentário, Amanda Queiroz.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …