Os profissionais atuarão nas unidades de saúde da família, policlínicas e maternidades em diversas áreas. (Foto: Ikamahã/SESAU)
Na manhã desta segunda-feira (13), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promoveu o acolhimento e integração de 77 novos profissionais dos Programas de Residência em Saúde do Recife. Os residentes de diversas áreas da saúde foram recepcionados no auditório da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, onde foram apresentados às rotinas de trabalho da Rede Municipal de Saúde. O ingresso desse grupo se deu por meio de processo seletivo realizado pela Sesau, para atuar nas unidades de saúde da família, policlínicas e maternidades da Prefeitura do Recife.
O Programa de Residência da Sesau é baseado nos princípios da educação voltada para a transformação da realidade. Durante o período de formação, que pode durar dois ou três anos, a depender da especialidade, os profissionais são orientados por estratégias pedagógicas baseadas na participação, diálogo e problematização da realidade, valorizando o uso de cenários de aprendizagem configurados nos espaços de atendimento à população. Essas vivências proporcionam uma formação fundamentada na atenção integral, multiprofissional, interdisciplinar e interprofisisonal.
“Os profissionais que estão iniciando no Programa de Residência da Secretaria de Saúde do Recife serão formados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do próprio Sistema. Isso é motivo de muito orgulho e inspiração. Quem atua no SUS, vive a realidade, vê a Rede Municipal da cidade como um território vivo de aprendizado. Tenho certeza de que, ao término das residências, vocês estarão profissionalmente muito mais qualificados, mas também pessoalmente transformados”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Atualmente, a Rede Municipal de Saúde do Recife possui 13 Programas de Residência em Saúde: Medicina de Família e Comunidade; Médica em Psiquiatria; Enfermagem em Atendimento Pré Hospitalar (Samu); Enfermagem Obstétrica; Saúde Coletiva; Multiprofissional em Saúde Coletiva; Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial; Multiprofissional em Saúde da Família; Vigilância em Saúde; Vigilância em Saúde; Médica em Ginecologia e Obstetrícia; Médica em Neonatologia; e Médica em Geriatria. Desde 2010, a gestão municipal vem ampliando a oferta de vagas para formação de especialistas e tem formado cerca de 200 novos profissionais por ano.
A palestra de abertura foi conduzida pela secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Andreza Barkokebas, que realizou a apresentação da Rede SUS-Escola Recife. A programação do evento ainda contou com um momento de aquecimento e descontração, conduzido pelos professores do Programa Academia da Cidade, além de uma apresentação cultural com Mauricéa Santana.
CONCLUSÃO – No último dia 27 de fevereiro, a Sesau realizou, através da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Segtes), a conclusão do Programa de Residência das turmas 2020–2023 e 2021-2023. Ao todo, 77 novos residentes foram formados depois da atuação na Rede Municipal de Saúde.
Você precisa fazer login para comentar.