Após cinco dias de uma extensa programação, o 4º Festival do Livro do Litoral Sul, promovido pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), em parceria com a Andelivros, divulgou um balanço positivo do evento encerrado no último sábado (06). Contabilizando um público superior a 20 mil pessoas, mais de R$1,5 milhão em livros vendidos e cerca de 200 empregos gerados, garantindo a consolidação do Festival como referência literária em todo Litoral Sul de Pernambuco.
Devido à sua grandiosidade, o evento proporcionou a integração de várias secretarias, como por exemplo, a de Saúde, que manteve um estande durante todos os dias de evento, oferecendo diversas ações gratuitas. Foram aplicadas 502 doses de vacinas contra Covid-19, 591 doses contra Gripe e realizado 152 testes rápidos de doenças infecciosas (HIV/aids, sífilis e hepatites B e C). Durante o evento, também ocorreu a comemoração da Semana Municipal do Baobá, por meio da Secretaria Especial de Cultura, que é celebrada na primeira semana de agosto, devido à Lei Municipal Nº 1.500/2008.
Dois destaque deste ano no lançamento de livros foram: a obra “Flipojuca: Daqui do meu lugar eu fico a imaginar!” escrita pelos alunos da rede pública municipal do Ipojuca e a coletânea de artigos escrita por professores também da rede municipal de ensino. O Festival também contou com palestras, sessões de autógrafos, lançamento de livros, Café Literário, mais de 50 apresentações artísticas e culturais, além da participação de 20 editoras. “Estamos muito felizes com o resultado, pois o evento cresce a cada ano e garante o estímulo à leitura para os estudantes, profissionais da educação e o público em geral”, analisou o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim.
Números do 4º Festival do Livro do Litoral Sul
Mais de 20.000 pessoas.
Mais de R$1,5 milhão em vendas.
Cerca de 200 empregos gerados.
Mais de 50 apresentações culturais.
20 estandes de exposição de editoras.
502 doses de vacina contra Covid-19.
519 doses contra Gripe.
152 testes rápidos (HIV/aids, sífilis, hepatites C e B).
Crédito das fotos: Secom Ipojuca