Publicado por: Redação da Secom, em: 14/10/22 às 10:35
Este slideshow necessita de JavaScript.
Por Pattricia Viviane
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), em alusão ao Dia das Crianças, realizou na última sexta-feira, dia 14, uma programação com diversas atividades e ações com o objetivo de levar diversão às crianças, a proposta também almeja estabelecer um vínculo maior com a população, demonstrando os benefícios da data comemorativa para as crianças.
Para valorizar a data, a Secretaria Executiva de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado na comunidade do Varadouro, vinculado ao CRAS 8, começou o dia com a realização de atividades lúdicas para atender os moradores das comunidades, sobretudo, por se tratar de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. A manhã foi recheada por uma roda de conversa. Fantoches e teatro que abordaram questões como ética, caráter, empatia, respeito, amor e família.
De tarde, a programação foi estendida às crianças da Casa de Passagem Diagnóstica. A festa com muita magia, deliciosos lanches, mesa de bolo, docinhos, pipoca, algodão doce, piscina de bolas, recreação e muito mais, aconteceu na casa de recepção Criatura, localizada no Carmo, que gentilmente cedeu o espaço. Além de ceder o espaço, a Casa Criatura doou jogos pedagógicos, confeccionados pela própria CASA, e livros para todos os serviços voltado às crianças, vinculados a Secretaria de Executiva Assistência Social de Olinda, entre eles a casa da Republica, a Diagnóstica e para todos os SCFVs e Creas. “Celebrar esse dia é ver de perto o direito à convivência e ao lazer sendo assegurados e, principalmente, a certeza de que as crianças de Olinda são prioridade absoluta em Políticas Públicas”, afirmou a secretária da SDSDH”, afirmou a Diretora de Proteção Especial, Fernanda Barreto.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Roberto Souza Silva, a doação dos serviços das empresas privadas ao público, faz uma diferença imensa no futuro. “Iniciativas como a da Casa Criatura, ao abrir sua casa para nossas crianças, numa tarde incrível, e ainda nos doar jogos e livros pedagógicos, trazem envolvimento social muito importante para o desenvolvimento integral destas crianças. O mundo precisa, cada vez mais, de parcerias de empresas privadas que possam ofertar momentos de lazer em espaços culturais”.
A Casa de Passagem Diagnóstica atende atualmente 20 crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. “A violência resulta em alto custo econômicos e sociais para a sociedade, além de profundos efeitos emocionais nas famílias, devido ao impacto que tem na saúde, na qualidade de vida e nos anos potenciais perdidos”, finalizou o Secretário Paulo Roberto.