Palestra, exibição de filmes e exposição são algumas das atividades que marcam o período de mobilização
Com o tema “Importunação não é paquera”, a Prefeitura do Recife através da Secretaria da Mulher inicia nesta sexta-feira, 25, a mobilização dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Até 10 de dezembro, serão realizadas diversas atividades voltadas para a participação da sociedade e organizações, em todo o mundo, para a prevenção e a eliminação da violência contra as mulheres e meninas. A programação conta com rodas de diálogo, palestra, oficinas e exposição, entre outras.
A programação começa nesta sexta (25), Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, às 9h, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, com oficina de Turbantes. Às 17h, no Compaz Miguel Arraes, Madalena, acontece a exibição dos curtas pernambucanos, “40 Lírica”, “Quando Me Deixam Falar”, “Corpos Políticos” e o paulista “Quem matou Eloá?”. Após a exibição dos filmes haverá bate-papo com Laís Rilda, que assina a direção do filme ‘Quando me deixam falar’.
Ainda no dia 25, às 18h, a equipe da Secretaria da Mulher vai estar na rua Mamede Simões em Santo Amaro e no Recife Antigo, com blitz informativa sobre a nova Lei nº 18.962, que obriga bares, restaurantes, casas noturnas, casas de shows, estabelecimentos comerciais, shopping centers, cinemas e eventos culturais afixarem cartazes com informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência de gênero.
Já no dia 1 de dezembro, às 8h, na Casa Empodera, em Santo Amaro, acontece oficina de modelagem em cerâmica e às 17h, no Espinheiro, tem blitz informativa sobre os serviços da Secretaria, além de divulgação da nova Lei. De 5 a 10 de dezembro, acontece, no piso L2, no Plaza Shopping, Zona Norte da cidade, a exposição “Bordados feministas”, resultado do trabalho de 15 mulheres que realizaram o primeiro curso de bordado oferecido pela secretaria.
No dia 6, às 15h, na Câmara de Vereadores do Recife, vai acontecer solenidade em comemoração aos 20 anos do Centro de Referência Clarice Lispector, proposto pela vereadora Cida Pedrosa. No dia 8, encerrando a programação, a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher vai estacionar na Praça do Trabalho no Morro da Conceição durante as festividades do morro.
16 DIAS DE ATIVISMO – O movimento internacional começou em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana. A campanha começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Programação
Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
25 de novembro
9h – Oficina de Turbante
Local: Compaz Ariano Suassuna
17h – CineDelas (exibição de filmes)
Local: Compaz Miguel Arraes
18h – Blitz Secretaria da Mulher
Local: Mamede Simões (Santo Amaro) e Marco Zero
1 de Dezembro
8h – Oficina de Modelagem em Cerâmica
Local: Casa Empodera – Rua Bernardo Guimarães, Santo Amaro
10h – Palestra com o tema Importunação não é paquerqa
Local: Compaz Eduardo Campos
17h – Blitz Secretaria da Mulher
Local: Espinheiro
6 de Dezembro
15h – Solenidade em comemoração ao aniversário de 20 anos do Centro de Referência Clarice Lispector
Local: Câmara de Vereadores do Recife
8 de Dezembro
8h – Unidade Móvel de Atendimento à Mulher
Local: Praça do Trabalho – Morro da Conceição