Secretaria da Mulher do Recife divulga lista com artesãs classificadas na primeira fase a participarem da Fenearte

secretaria-da-mulher-do-recife-divulga-lista-com-artesas-classificadas-na-primeira-fase-a-participarem-da-fenearte

Selecionadas devem entregar os produtos na Secretaria da Mulher, no 8° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife, entre nos dias 3 e 4 de novembro. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, divulgou nesta sexta-feira (29), o nome das 82 artesãs classificadas na primeira fase a participarem da 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontecerá entre os dias 10 a 19 de dezembro. A Secretaria da Mulher vai disponibilizar 12 vagas no stand institucional para comercialização dos produtos confeccionados pela Rede de Artesãs da Secretaria da Mulher. A lista das selecionadas pode ser conferida no link http://encurtador.com.br/tGQ39.

Para a próxima fase, as artesãs deverão entregar os produtos na Secretaria da Mulher, no 8° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife, entre os dias 3 e 4 de novembro, das 9 às 16h. Após a entrega, os produtos vão ser avaliados, por meio de uma curadoria, que será realizada nos dias 11 e 12 deste mês. A divulgação do resultado final será feita no site da prefeitura, no dia   14 de novembro. Já no dia 16, as artesãs selecionadas devem comparecer à secretaria para assinar o termo de responsabilidade e participação na feira. Entre os dias 16 e 17 a secretaria realiza a devolução dos produtos submetidos à curadoria. Os itens não retirados no período informado vão ser doados.

A Rede de Mulheres Artesãs, garante suporte, qualificação profissional e formação em empreendedorismo e gestão de negócios, fomentando a organização produtiva das mulheres e possibilitando a participação das artesãs nas feiras de artesanato do município. Atualmente a rede conta com 388 mulheres inscritas.

Em 2020, a Rede de Artesãs participou de sete diferentes feiras, em janeiro e fevereiro. Após este período, devido à pandemia e pela natureza das ações, as feiras foram suspensas. Neste ano, as mulheres atendidas pela Rede de Artesãs do Recife participaram da loja colaborativa Arte Delas, no Plaza Shopping, em Casa Forte. Além de estimular a cadeia produtiva, a ação proporcionou às artesãs a experiência de ter uma loja física, atendimento ao cliente, reposição de produto e fechamento de caixa. Com a iniciativa, as artesãs tiveram a oportunidade de, além de comercializar seus produtos, ter experiência em atendimento aos clientes, vendas, abertura e fechamento de caixa e faturamento. As 25 artesãs que participaram da loja, obtiveram um faturamento de aproximadamente R$ 23 mil.