“Se chover com muita intensidade, estamos prontos. Mas as chuvas não serão como 2022”, tranquiliza a população o Cel. Elton Moura, Secretário de Defesa Civil do Jaboatão

Em live realizada na tarde deste domingo com jornalistas e páginas de Instagram da cidade, o prefeito Mano Medeiros e o Secretário Executivo de Defesa Civil do município, Cel. Elton Moura, tranquilizaram a população com informações sobre os próximos dias, diante da previsão de chuvas para toda a Região Metropolitana.

Nos últimos anos, a cidade do Jaboatão dos Guararapes tem dado passos importantes para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, especialmente no que diz respeito aos eventos extremos, como chuvas intensas e inundações.

Com investimentos robustos em estrutura, pessoal e tecnologia, o município se posiciona hoje como uma das cidades mais preparadas da Região Metropolitana do Recife para reagir com agilidade e eficiência a situações de risco.

A gestão municipal reforçou a Defesa Civil com a aquisição de novos equipamentos de resgate, contratação de profissionais especializados e capacitação de agentes para atuação em ocorrências de desastres naturais. Além disso, o município conta agora com uma Sala de Monitoramento 24h, equipada com tecnologia de ponta e alimentada por dados de satélites meteorológicos nacionais e internacionais, permitindo respostas rápidas e coordenadas às primeiras ocorrências.

Outra frente de ação que tem se destacado é a estratégia preventiva: mutirões de limpeza de canais, manutenção da drenagem urbana, mapeamento de áreas de risco e a articulação com lideranças comunitárias para garantir evacuações preventivas, quando necessário. A população também pode acionar diretamente os serviços de emergência através de canais de atendimento ampliados, como o número da Defesa Civil e redes sociais oficiais.

“Estamos vivendo um tempo de grandes mudanças no clima, e isso exige dos gestores públicos responsabilidade, planejamento e ação. Jaboatão não espera o problema chegar. Nos antecipamos com prevenção”, afirmou Mano Medeiros prefeito da cidade.

Ainda segundo o gestor, quem se sentir desconfortável, quiser sair de casa por precaução ou realmente precisar em caso de chuvas fortes, poderá contar com os abrigos, que estarão abertos e preparados para receber as famílias do município.

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …