A Secretaria de Saúde de Garanhuns reuniu diversos participantes, nesta quarta-feira (18), durante as atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, realizadas no Parque Euclides Dourado. O momento teve como objetivo promover conscientização das pessoas acerca do tema. O movimento tem o dia 18 de maio como data alusiva no calendário nacional.
Participaram do evento os pacientes que são acompanhados pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s). Dentro da programação, que também contou com a presença de estudantes do curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE), foram promovidas ações de promoção à saúde, apresentações culturais, palestras e oferta de práticas integrativas complementares, como auriculoterapia e ventosaterapia.
A luta antimanicomial está relacionada a um processo de transformação dos serviços de saúde mental, em busca por uma mudança na relação entre a sociedade e as pessoas que apresentam algum quadro de sofrimento psíquico. “Esse movimento foi um marco importante para a história da saúde mental, e que hoje fortalece os nossos serviços da Rede de Atenção Psicossocial. É uma luta dos trabalhadores da saúde mental, dos familiares e dos usuários dos serviços”, registra a coordenadora da Saúde Mental do município, Geane Melo.
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde de Garanhuns
Fotos: Vinicius Vilela