Trabalho vai facilitar o intercâmbio entre os setores da pasta
Publicado por: Redação Secom, em: 19/05/22 às 9:24
Pedro Morais
Técnicos dos Sistemas de Informação da Vigilância em Saúde, do Programa Nacional de Imunização e da Atenção Básica de Olinda participaram de uma oficina voltada para integração de dados. A ideia é implantar, a partir do segundo semestre, o sistema de análise para aglutinar elementos de todos os setores da gestão da saúde a fim de avaliar o perfil epidemiológico de cada território da cidade. A capacitação foi promovida na quarta-feira (18.05).
Atualmente, tudo que se produz na saúde é registrado e alimentado em sistemas independentes. Agora, de forma inédita, as informações gerais serão disponibilizadas e dialogadas entre os diversos técnicos da gestão, mostrando de forma real cada um dos territórios sobre os diversos ângulos da saúde. A proposta da implementação do sistema está sendo encabeçada pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).
Segundo o diretor da DVS, Gildázio Moura, esse novo tratamento de dados possibilitarão a visibilidade real da atual situação da saúde no município. “Hoje, um técnico da Atenção Básica não consegue ver como anda a situação de um bairro em relação às arboviroses. Com o cruzamento das informações no sistema, o agente de saúde terá acesso a esse mapa por bairro”, explicou, acrescentando que o sistema vai propor ao gestor do município um olhar qualificado, dando a ele informações para poder planejar as ações.