Procedimento pode identificar doenças nos bebês
Publicado por: Analu Pereira, em: 19/06/23 às 12:25
Por Pedro Morais
No mês em que se faz alusão ao Teste do Pezinho, a Secretaria de Saúde de Olinda alerta os pais e responsáveis sobre a importância do exame em todos os bebês. O procedimento deve ocorrer, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de nascido.
Em Olinda, o monitoramento e o acompanhamento dos Testes do Pezinho são realizados de forma intersetorial entre as Políticas Estratégicas (Coordenação de Saúde da Criança e do Adolescente, Coordenação da População Negra e Coordenação de Pessoa com Deficiência), a Atenção Básica e Especializada, bem como em parceria com o Programa Estadual de Triagem Neonatal.
O Teste do Pezinho é um exame feito através da retirada de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. As amostras deste sangue são encaminhadas ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen- PE) para análise.
Esse Teste tem por finalidade detectar, de forma precoce, algumas doenças, como: Fenilcetanuria, Fibrose Cistica, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose, dentre outras. Por isso, a realização do Teste é de extrema importância, pois, em caso de resultado alterado para alguma doença, irá possibilitar acompanhamento e tratamento precoce, anulando e/ou diminuindo sequelas, podendo garantir, assim, um desenvolvimento mais saudável para o bebê/criança.
Serviços de Saúde que tem posto de coleta do Teste do Pezinho:
– Policlínica Barros Barreto na Praça do Carmo – segunda, quarta e quinta-feira das 14h às 16h.
– Policlínica da Mulher Sony Santos em Peixinhos – segunda a sexta-feira das 8h às 15h.
– Policlínica de Ouro Preto – sexta-feira das 8h às 12h.
– Policlínica Rio Doce ll – terça e quinta-feira das 8h às 10h.
– USF Ilha do Maruim – quarta-feira das 13h às 16h30.
Além dos cinco serviços da rede municipal de Olinda, há um posto de coleta no Hospital do Tricentenário.
Para realizar a coleta do Teste do Pezinho deve-se levar a Caderneta da Criança e/ou a Certidão de Nascimento.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda