Com a tendência da disputa da pré-Copa do Nordeste acontecer apenas no início de 2023, o Santa Cruz não deve mais entrar em campo na temporada. Mesmo assim, a diretoria já iniciou o processo de reformulação do elenco, com dispensas e renovações. Tudo para definir a base do elenco que disputará, além da seletiva regional, Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Série D. Por falar nessa última, o Tricolor contou com um “caminhão” de atletas na edição 2022. Em 18 jogos disputados, a Cobra Coral colocou em campo 34 atletas diferentes.
No gol, Jefferson e Klever se revezaram na meta. O primeiro, que não deve ficar para 2023, jogou 11 vezes. O segundo, que já acertou a saída, participou de sete partidas. Na lateral direita, o Santa Cruz teve Edson Ratinho, Marcos Martins e Jefferson Feijão. Ratinho e Martins já foram embora, enquanto o último continua.
Na esquerda, Dudu Mandai e Italo Silva jogaram na posição. Mandai não seguirá no clube, enquanto o companheiro de posição renovou o vínculo. Na zaga, o Santa contou com Alemão, Luan, Doni, Alex Alves, Junior Sergipano e Italo Melo. O primeiro está próximo de ter a renovação confirmada. Luan e Alex já saíram. Doni, Júnior Sergipano e Italo Melo tem situação indefinida.
Nada menos do que 13 jogadores de meio-campo atuaram pelo Santa Cruz na Série D. Alguns já foram embora, como Gilberto, Rodrigo Yuri, Guilherme de Castro, Esquerdinha, João Henrique, Tarcísio e Daniel Pereira. Arthur Santos ficará, assim como Wescley. João Erick, Anderson Ceará, Elyeser e Chiquinho interessam ao Tricolor, mas possuem futuro incerto.
No ataque, Matheus Anderson, Matheuzinho e Raphael Macena já foram embora. Lucas Silva e Fabrício possuem situação desconhecida. Rafael Furtado ainda não foi procurado para tratar da renovação contratual. Hugo Cabral, artilheiro do time no torneio, com sete gols, foi emprestado ao Vila Nova e, em tese, volta ao clube em 2023. Recuperando-se de uma fratura na tíbia, Ariel também pode integrar o elenco no ano que vem.
Fonte: Folha PE