sanharo:-mppe-recomenda-a-prefeito-e-presidente-da-camara-evitarem-nepotismo-cruzado

Sanharó: MPPE recomenda a prefeito e presidente da Câmara evitarem nepotismo cruzado

03/10/2022 – A coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Promotora de Justiça Maria Aparecida Clemente (NAM), Bianca Stella Azevedo, representou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em um evento virtual sobre o “Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres” promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), no último dia 27 de setembro. 


Na ocasião, a promotora abordou a importância da participação da mulher na política. “A representatividade feminina na política muda todo um olhar, dando um novo direcionamento às políticas públicas”, comentou. “Além disso, a mulher tem um histórico de desigualdade, começando da escolaridade, e só veio poder votar bem depois dos homens, tendo conquistado direito ao voto apenas em 1932”, explicou Bianca Stella.

Segundo ela, foram muitas as barreiras enfrentadas pelas mulheres para a conquista do voto. “Se fosse casada, precisava da autorização do marido. Se não tivesse dinheiro, não votava, porque o voto era censitário. Se fosse analfabeta, não votava por essa razão, e a escolaridade da mulher geralmente era tardia. Então, foi com a Constituição Federal de 1988, apenas, que a gente teve a igualdade de direitos”, destacou.


“Em razão desse tratamento diferenciado das instituições, das leis, inclusive, que a mulher se vê muito pouco representada no cenário político partidário, hoje. A violência política, através de crime de ameaça, de constrangimento, de humilhação, busca afastar a mulher da arena política para manter a hegemonia masculina e branca, principalmente, nos espaços de poder de decisão, de direcionamento de políticas públicas, de gerenciamento de recursos. E isso vai concluir todo o atraso dos direitos políticos das mulheres”, concluiu a promotora. 


A iniciativa teve como objetivo debater sobre os fatores que envolvem a violência contra as mulheres na arena política, a fim de contribuir para uma educação não sexista, em que a participação efetiva das mulheres nos mais diversos espaços seja exercida de forma igualitária e livre de violência. Além da promotora, também foi convidada a bacharela em Direito e Pesquisadora na Área de Violência Contra as Mulheres na Arena Política, Vitoria Chaves.

Imagem acessível: fundo azul claro tem sobrepostos os dizeres Caruaru Coordenadora do NAM participa de evento virtual sobre enfrentamento à violência política contra as mulheres

About Redação

Veja também

Liderança do Governo Mano na Câmara definida: Adiel Agostinho e Neco Filho são oficializados por Mano Medeiros em Jaboatão.

Na primeira sexta-feira do ano, 3 de janeiro, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano …