romero-albuquerque-propoe-eliminar-imposto-para-motoristas-de-aplicativo-e-“devolver”-dinheiro-a-populacao

Romero Albuquerque propõe eliminar imposto para motoristas de aplicativo e “devolver” dinheiro à população

Com a repercussão do projeto 640/2023, que isenta o pagamento do IPVA para motoristas de transporte de passageiros por aplicativo na Alepe, o seu autor, deputado Romero Albuquerque, ponderou sobre a importância da aprovação da proposta. Para ele, a iniciativa é uma forma de “devolver de maneira justa para essa parcela da população uma parte do enorme investimento obrigatório que engorda os cofres públicos”.

O parlamentar aponta que, de acordo com o Portal da Transparência, a arrecadação do imposto cresceu 167% entre 2014 e 2022. No mesmo período, a inflação ficou, de acordo com o IBGE, em apenas 60%. No primeiro semestre de 2023, Pernambuco teve um aumento de 19%, arrecadando aproximadamente R$1,9 bilhão no período, valor maior que a arrecadação total do último ano. O estado lidera o ranking do Nordeste na arrecadação do tributo.

O projeto de Romero altera a Lei nº 10.849/1992, que dispõe sobre o IPVA, a fim de isentar da incidência do imposto a categoria de motoristas de transporte de passageiros por aplicativo, e estabelece requisitos para ser contemplado. De acordo com o texto, os veículos isentos deverão ser de fabricação nacional, de propriedade de Microempreendedor Individual – MEI e ter Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O benefício será limitado a um veículo por proprietário.

A proposta espera votação da Comissão de Legislação e Justiça. Romero afirma ter recebido apoio de representantes da categoria, que, segundo ele, apontam o crescimento dos “riscos e prejuízos causados pelo fardo tributário, pela violência, pelos problemas de mobilidade e falta de investimento nas estradas e rodovias”. Na Alepe, ainda tramitam outras iniciativas de autoria de Romero que contemplam os profissionais, como o Dia Estadual dos Motoristas de Aplicativo, a exigência de escritórios físicos das empresas no estado e a obrigação às empresas de dividir custos de prejuízos causados por acidentes de trânsito.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …