O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) foi eleito pelos colegas parlamentares como novo conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). A eleição aconteceu na tarde desta terça-feira (23), no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Rodrigo obteve 30 votos, enquanto Joaquim Lira (PV) recebeu 18 votos. Um voto nulo foi registrado, enquanto o advogado Osvir Guimarães não obteve voto.
Aos 42 anos de idade e exercendo o quarto mandato na Alepe, Rodrigo Novaes vai ocupar a vaga deixada pela conselheira Teresa Dueire, que se aposentou no dia 15 de maio. O deputado poderá ficar no TCE até completar 75 anos de idade. Novaes já ocupou o cargo de vice-prefeito e secretário de estado.
A primeira vaga de conselheiro do TCE foi definida na semana passada quando o advogado Eduardo Porto, sobrinho do presidente da Alepe, Álvaro Porto, foi escolhido através de consenso, bem diferente da disputa entre Rodrigo Novaes e Joaquim Lira. A eleição da segunda vaga do TCE movimentou os bastidores da política na Alepe e chegou até o Palácio do Campo das Princesas.
Moraes assume
Com a eleição de Rodrigo Novaes para o TCE, o primeiro suplente do PSB, deputado Diogo Moraes, assume a vaga na Alepe. Representante da Região do Agreste, Moraes obteve mais de 43 mil votos nas eleições de 2022.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação