A formação com três zagueiros, esquema usado pela primeira vez pelo técnico Roberto Fernandes, no Náutico, para o jogo contra o Sport, nos Aflitos, pela Série B do Campeonato Brasileiro, deve ser mantida para os próximos confrontos. O treinador aprovou a mudança tática, mesmo com o desafio de ter que improvisar algumas peças.
“Tenho que exaltar o trabalho dos atletas, porque eles compraram a ideia e nós fomos junto, apesar de algumas situações que não eram muito favoráveis. Exemplo: você fazer uma linha de três com dois zagueiros canhotos. É evidente que a cobertura do zagueiro da sobra do lado direito ia ser uma temerosa. Nós jogamos com dois jogadores fazendo a função de alas (Rhaldney e Pedro Vítor) que não são exatamente alas, já que não tínhamos à disposição dentro dessa situação. Mas, na hora que você tiver peças que possam encorpar um pouco essa formação, ela fica bem equilibrada, bem consistente”, afirmou, após o empate em 1×1.
Para ratificar o argumento de que a mudança pode trazer benefícios ao Náutico na sequência da temporada, Roberto citou outras equipes que estão tendo sucesso com o esquema de três zagueiros. “Para quem acha que (o modelo) é defensivo, o líder do campeonato, Cruzeiro, joga com três zagueiros desde a primeira rodada. O Grêmio (4º colocado) joga com três zagueiros. Então, se você fizer uma análise tática, os três zagueiros dão uma mobilidade ofensiva até maior do que uma linha de quatro. Mas tudo vai depender da característica dos atletas. Como eu tinha muitos problemas na lateral esquerda e na direita, foi a decisão que tomei e trabalhamos em cima dela”, frisou.
Diante do Sport, o Náutico atuou com Carlão, João Paulo e Bruno Bispo no trio de zaga. Na próxima rodada, o grupo pode ser mantido ou até mesmo sofrer uma modificação, já que Wellington voltará ao time após cumprir suspensão automática diante do Leão.
Veja também
Justiça Blog Que GolaçoEto’o admite culpa e evita prisão na Espanha por fraude fiscal
O Capitão Nascimento foi quem disse: “Não vai subir ninguém!!!”
Fonte: Folha PE
Você precisa fazer login para comentar.