Roberto Fernandes está marcado na história do Náutico. Com o título conquistado diante do Retrô, no último sábado (30), o treinador de 50 anos conquistou seu segundo troféu de Estadual sob o comando do Timbu. Assim, ele se junta a uma lista pesada de técnicos que conseguiram pelo menos dois títulos estaduais com a equipe alvirrubra.
O primeiro que conseguiu essa marca foi Palmeira, comandante do tricampeonato nos anos de 1950, 1951 e 1952. Essa foi a primeira vez que o Náutico engatou uma sequência de títulos estaduais. Depois, apenas Duque, que esteve em quatro títulos do hexa (1964, 1966, 1967 e 1968) e Muricy Ramalho, bicampeão em 2001 e 2002.
Diferente dos outros treinadores, Roberto é o único que não conseguiu os títulos em sequência, o que não muda o peso histórico. A primeira conquista foi o Estadual de 2018, que tirou o Náutico de um jejum de 14 anos sem título.
Em 2022, outra marca importante foi atingida. O segundo título de Roberto representou a conquista do bicampeonato Pernambucano para o Alvirrubro. A última vez que o Náutico tinha obtido esse feito foi no biênio de 2001-02 com Muricy Ramalho. Dessa vez, Roberto Fernandes divide a sequência de títulos com Hélio dos Anjos, que foi o comandante da conquista de 2021.
Além dos títulos, Roberto Fernandes é o terceiro treinador que mais vezes comandou o Náutico. Em cinco passagens, o técnico acumula até o momento 159 jogos. Acima dele, apenas Palmeira, com 221 jogos, e Duque, com 187 partidas.
Caso Roberto termine a Série B desta temporada no Timbu, ele ultrapassa Duque e chega a 193 jogos. Nesse cenário, restaria apenas 29 partidas para ele se tornar o primeiro da lista.
Veja também
LGBTQIA Futebol Novas diretrizes do COI para atletas trans privilegiam inclusão, mas especialistas temem distorções
“Quero ir pro tri”, diz Roberto Fernandes após conquistar seu bicampeonato Estadual com o Náutico
Fonte: Folha PE