rio:-relatorio-sobre-vereador-gabriel-monteiro-sera-apresentado-em-2/8

Rio: relatório sobre vereador Gabriel Monteiro será apresentado em 2/8

Após completar 73 dias de trabalho, o Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro marcou a data para apresentação do relatório final sobre o processo que apura possível quebra de decoro pelo vereador Gabriel Monteiro. A previsão é apresentar a conclusão dos trabalhos no dia 2 de agosto, na volta do recesso parlamentar. Na primeira fase dos trabalhos no Conselho de Ética foram ouvidas 12 testemunhas. São mais de 1.000 páginas de depoimentos.

Com a volta dos trabalhos em agosto, o relator dará parecer concluindo pela procedência da representação contra o vereador ou recomendará o arquivamento. Caso o parecer seja pela procedência da denúncia, a defesa de Gabriel Monteiro terá cinco dias úteis para apresentar as alegações finais.

Depois desse prazo, o relatório será votado pelo Conselho e, se aprovado, poderá ser encaminhado para a votação na plenário da Câmara Municipal, quando os parlamentares então decidirão pela cassação ou não de Monteiro.

Além da ação no Conselho de Ética da Câmara, Gabriel Monteiro responde a dois processo na Justiça. Monteiro virou réu pela primeira vez em maio, acusado de filmar relação sexual com uma adolescente. Ele também é réu no processo em que é investigado por crimes de importunação e assédio sexual contra uma ex-assessora.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, “o processo corre em segredo, por se tratar de um crime de violência sexual. Nestes casos deve-se preservar a identidade da vítima.”

A defesa do vereador Gabriel Monteiro nega as acusações e afirma que a denúncia partiu de ex-assessores do parlamentar, que já confirmaram trabalhar para a máfia do reboque, em depoimento no Conselho de Ética da Câmara. Segundo a defesa, a atuação parlamentar de Gabriel Monteiro teve justamente essa máfia como alvo. Além disso, a defesa sustenta que outros funcionários do vereador já desmentiram na delegacia a versão da ex-assessora sobre assédio”.

Fonte: Agência Brasil

About Redação

Veja também

‘ainda-estou-aqui’-no-oscar:-por-que-caso-de-rubens-paiva-segue-parado-no-stf

‘Ainda estou aqui’ no Oscar: por que caso de Rubens Paiva segue parado no STF

Crédito, Divulgação/Arquivo Pessoal Vera Paiva Legenda da foto, À esq., foto de família com Eunice, …