Encontro aconteceu nesta quinta-feira (19), na capital federal
Publicado por: Redação da Secom, em: 19/05/23 às 0:28
O Carnaval de Olinda 2023 foi um sucesso, mas o município já está de olho na edição 2024. Na quarta-feira (17), representantes das cinco principais cidades carnavalescas do país reuniram-se na Biblioteca Nacional de Brasília para impulsionar a agenda da principal festa popular do Brasil. Gestores de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte também participaram. Junto com o Rio de Janeiro e Recife, formam a Rede de Cidades do Carnaval, criada há dois anos.
O assessor especial da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, Paulo Meira, relata que o carnaval local evoluiu “para se tornar o grande epicentro de toda uma cadeia produtiva em volta da indústria criativa local e até mesmo nacional”, levando-se em conta os serviços de agências de viagens e companhias de transporte.
Meira acredita ainda que “a construção da Rede surge com o papel de unificar os anseios e fortalecer as conquistas”. Entendemos que o Carnaval ultrapassou os limites das cidades e alcançou dimensões globais, não fazendo mais sentido tratar dessa grande indústria de forma unilateral”.
O encontro discutiu estratégias para buscar, nos Ministérios da Cultura e do Turismo, apoio federal para somar nos esforços da entidade. A Rede de Cidades se articula para criar políticas públicas a fim de incrementar o Carnaval brasileiro como maior festa popular do mundo.