recriacao-da-decasp-e-um-dos-instrumentos-da-gestao-de-raquel-no-combate-a-corrupcao

Recriação da Decasp é um dos instrumentos da gestão de Raquel no combate à corrupção

No dia 31 de outubro de 2018, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a extinção da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp). Foram 30 votos favor e seis contra. A decisão da Alepe foi questionada na época sob alegação de que a pauta não teve discussão. “A extinção da Decasp ocorreu sob protestos da população e manifestações de indignação de diversas entidades de classe”, lembra Patrícia Domingos, delegada que estava à frente do órgão.

Segundo Patrícia, com a extinção da Decasp, o estado deixou de ter uma delegacia voltada exclusivamente ao combate dos crimes contra a administração pública. “Pernambuco foi na contramão das polícias de outros estados que tem delegacia, as vezes até mais de uma, com essa finalidade. Era de conhecimento notório o avanço de Pernambuco no combate à corrupção através do trabalho intenso e corajoso realizado pela equipe que atuava na Decasp”, afirmou Patrícia ao Blog do Jorge Lemos.

Na época da extinção da Decasp a Polícia Civil argumentou que o órgão foi transformado em um Departamento com duas delegacias. Segundo o Governo do Estado, a mudança se deu para fortalecer as investigações contra crimes que desviam recursos do erário público. A primeira delas com atuação na Capital e Região Metropolitana, enquanto a segunda, com foco nas demais áreas do Estado.

Na campanha para governador desse ano, a recriação da Decasp entrou na pauta dos candidatos e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra se comprometeu a reativar a delegacia a pedido de Patrícia Domingos, que foi candidata a deputada estadual pelo PSDB. “Raquel assumiu compromisso publicamente conosco de reabrir a Decasp, inclusive incluindo este projeto em seu plano de governo, demonstrando que deseja fazer justiça a barbárie que foi o fechamento de uma delegacia que tanto contribuiu para um Pernambuco melhor para todos nós”, disse a delegada.

A Decasp foi responsável por diversas operações que resultaram em prisões de políticos e empresários envolvidos em esquemas de corrupção. Orgãos do Estado e Prefeituras foram alvos de investigação em casos de desvio de recursos públicos. “A reabertura da Decasp representa um ato de justiça, significa devolver a nossa gente a delegacia que nos foi tirada e que tanto fez Pernambuco avançar e recuperou milhões de reais desviados da saúde, da merenda e de tantos outros serviços”, finalizou Patrícia Domingos.

O certo é que a possibilidade da recriação da Decasp vai deixar sem dormir muita gente do meio político e empresarial. O que se comenta nos bastidores é que as farmacêuticas vão precisar aumentar a fabricação de medicamentos para aliviar a tensão e a ansiedade.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Vereador Márcio do Curado garante R$ 1,5 milhões em investimentos para Jaboatão com apoio do Deputado Felipe Carreras

Na tarde desta terça-feira (19), o vereador Márcio do Curado, de Jaboatão dos Guararapes, anunciou …