Município bateu recorde de arrecadação mesmo em ano de pandemia e ultrapassou um bilhão de reais em receitas no ano de 2021.
Conhecida internacionalmente por suas belas praias, os turistas e visitantes que vêem às imagens dos cartões postais não imaginam que ainda sim a cidade é cheia de problemas estruturais. Como nem só de praia vive o município, o centro de Ipojuca é bastante agitado e a maior parte da sua população vive afastada dos pontos turísticos.
Com uma área territorial de cerca de 514,8 km², tendo 0,368 km² desse total formando a área urbana, e os 514,5 km² constituindo a zona rural. De acordo com a estimativa populacional do ano de 2021 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sua população total era de 99.101 habitantes. Ipojuca arrecadou no ano de 2021 em meio a uma grande pandemia a quantia de um bilhão e sessenta e oito milhões de reais (R$1.068.000,00). Até agora no ano de 2022(junho) a cidade já arrecadou quase meio bilhão de reais (R$447.289.312,95) para investimento e custeio do município.
A grande arrecadação da cidade não condiz com a situação que atualmente a infraestrutura do município possui. Muitas ruas sem pavimentação e saneamento são fáceis de encontrar pelos visitantes e turistas que ali trafegam. No último final de semana, o Hoje Pernambuco visitou a Praia de Muro Alto e Porto de Galinhas e pôde constatar diversos problemas que os munícipes e turistas enfrentam no dia a dia. Um dos pontos que nos causou surpresa foi a principal via de acesso aos Resorts de Muro Alto que está completamente deteriorada e com condições de trafegabilidade comprometida. É possível notar que a rua é tomada por muitos buracos, alagamentos , lixo e muita desorganização. Como se não bastasse a falta de infraestrutura, não possui nenhum tipo fiscalização de guardas de trânsito para orientar os milhares de turistas que se hospedam do balneário.
A prefeita do município Célia Sales(PTB) já está no seu segundo mandato e ainda não escolheu quem será seu sucessor nas próximas eleições de 2024. Ipojuca ainda possui dois deputados estaduais que representam os quase 100 mil habitantes, Romero Sales Filho(UB) que também é filho da Prefeita Célia Sales e Simone Santana(PSB), também familiar de uma tradicional família de políticos do município.
Outro ponto que nos deixou estarrecidos foi o número de alagamentos dentro da principal praia da cidade, Porto de Galinhas. Inúmeras localidades tomadas pelas águas impedindo o direito de ir e vir dos trabalhadores e turistas da região. A prefeitura de Ipojuca não fez nenhum grande mutirão para amenizar a situação e até o final do dia não vimos nenhuma ação da prefeitura no local.
Pergunta que não quer calar – Quem será o escolhido de Célia Sales para sua sucessão em 2024 ?
Você precisa fazer login para comentar.