recife-une-saude-e-valorizacao-da-cultura-afro-brasileira-com-ninar-nos-terreirosrecife-une-saude-e-valorizacao-da-cultura-afro-brasileira-com-ninar-nos-terreiros

Recife une saúde e valorização da cultura afro-brasileira com Ninar nos TerreirosRecife une saúde e valorização da cultura afro-brasileira com Ninar nos Terreiros

Projeto, reconhecido internacionalmente pela Organização Panamericana de Saúde, visa ao combate ao racismo na infância por meio da oferta serviços de atenção básica, e integra a programação da X Semana do Bebê. (Foto: Divulgação/PCR)

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) marca presença, mais uma vez, na Semana do Bebê, parceria entre a Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que em 2024 chega à sua décima edição. O objetivo é fortalecer ações relacionadas ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à primeira infância no município. Neste contexto, a Sesau realiza, até 26 de abril, uma programação especial com cerca de 300 atividades gratuitas, como vacinação, orientação sobre introdução alimentar, shantala para bebês, nutrição para gestantes, saúde bucal e oficina de primeiros socorros, em colaboração com unidades de saúde da família (USF), maternidades, Hospital da Mulher, Programa Mãe Coruja Recife e Projeto Ninar nos Terreiros.

O Projeto Ninar nos Terreiros é uma iniciativa da Política de Saúde da População Negra do Recife, que integra o combate ao racismo na infância, a valorização da cultura afro-brasileira e a equidade em saúde, por meio da oferta serviços de atenção básica associados ao resgate de histórias africanas e afro-brasileiras para crianças, suas mães, comunidades, profissionais e gestores. Reconhecido internacionalmente pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), o projeto foi inicialmente criado para integrar a Semana do Bebê, por meio da realização de eventos nos terreiros da cidade. Por isso, como primeira ação do ano de 2024, trará atividades como vacinação, shantala para bebês, contação de histórias africanas, educação em saúde e teatro de fantoches.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Integral da População Negra da Sesau, Rose Santos, a construção da identidade da criança é algo que vai passar pelos referenciais que forem a ela apresentados. “Por isso, buscamos desconstruir estereótipos por meio de histórias infantis, considerando a mitologia dos orixás como introdução à cultura afro brasileira”, afirma Rose Santos, salientando que um dos objetivos é reconhecer os terreiros como espaços de promoção à saúde. “A preservação da própria tradição religiosa, uma vez que o corpo é uma ligação com os orixás, ajuda a desconstruir os preconceitos e combater o racismo religioso na saúde”, salienta.

SEMANA DO BEBÊ – A Semana do Bebê teve início no último domingo (21/5) e durante o evento, estão sendo oferecidas quase 1.000 ações de diversas áreas, como saúde, desenvolvimento social, educação e direitos humanos, de forma gratuita em toda a cidade, em um compilado do que já é disponibilizado pela gestão municipal de forma rotineira. A programação completa do Espaço Mãe Coruja pode ser conferida neste link: https://bit.ly/SemanadoBebe2024. Já a do Ninar nos Terreiros segue em detalhes abaixo:

Ninar nos Terreiros:

– 22/4: Terreiro Ilê Oxaguian Oxum Opará (Pai Junior), na Rua Largo os 3 Morros, 35 B, Córrego do Jenipapo. Das 14h às 16h.

– 25/04/2024: Terreiro Ilê axé Obá xangô (Pai Luizinho), na Rua Santa Izabel 724, em Casa Amarela. Das 8h às 12h.

– 26/4: Terreiro Ilê Oba Aganju Okoloya (Mãe Amara), na Rua Mamede Coelho, 231, em Dois Unidos. Das 9h às 12h.

– 26/4: Terreiro Kwe Vodum to Oya Igbale (Casa de Pai Waldemir), na Rua São Silvestre, 47, Ipsep. Das 15h às 16h.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …