recife-registra-nova-queda-na-positividade-de-testes-de-covid-19

Recife registra nova queda na positividade de testes de covid-19

Baixa procura nos centros de testagem e nos índices de positividade levaram a rearranjo de oferta de exames, com fechamento de seis locais. Prefeitura manterá 11 espaços onde munícipes têm acesso gratuito a 4,8 mil testes diários. (Foto: Ikamahã / Secretaria de Saúde do Recife)

Na última Semana Epidemiológica (SE 6, que vai de 6 a 12 de fevereiro), a rede pública de saúde municipal apontou um índice de 22% de positividade nos testes de covid. O dado é uma boa nova para o Recife, que chegou a apresentar 47% de positividade na testagem gratuita ofertada na rede na última semana de janeiro. Associado a uma nítida redução de infecções, a baixa na procura pelos exames também levou a Prefeitura a redefinir a oferta e a desmobilizar seis centros de testagem. A população, entretanto, ainda contará com 11 locais onde pode realizar exames gratuitos.

Os moradores do Recife poderão realizar os exames em três locais exclusivos (na UFRPE, em Dois Irmãos; no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; e Faculdade Uninassau, nas Graças), além das oito unidades de saúde que também oferecem os testes. É importante ressaltar que os três pontos que continuarão em funcionamento no Recife oferecerão, cada um, 1,2 mil testes diariamente, por agendamento via Conecta Recife e também por demanda espontânea e os locais funcionam de domingo a domingo, de 8h às 18h. 

Além disso, a Prefeitura ainda disponibiliza 1,2 mil testes em oito unidades de saúde de segunda a sexta, de 8h às 17h, totalizando 4,8 mil exames por dia na cidade. Esse quantitativo de vagas ainda é 128,5% maior que a capacidade de testagem inicial antes da abertura dos centros exclusivos de testagem, quando eram oferecidos 2,1 mil testes por dia. Quem precisar realizar a testagem deverá fazê-lo através do App ou site do Conecta Recife  na aba ‘Bora Testar’, a partir das 15h, diariamente, com vagas para o dia posterior’. Pessoas acima de 60 anos estão isentas de agendamento prévio.

Queda de índices e baixa procura – Na Semana Epidemiológica (SE) 6 (que vai de 6 a 12 de fevereiro), foram disponibilizadas, ao todo, 70,6 mil vagas nos 13 centros de testagem e nas unidades de saúde. Desse total, menos da metade (28,9 mil) das vagas foi preenchida. Além da redução na procura pelos testes, na última semana epidemiológica, apenas 22% das pessoas apresentaram testes positivos. No cômputo total, a queda foi de 54% no índice de positividade dos exames realizados nos locais que oferecem teste rápido. Na Semana Epidemiológica (SE) 4 (de 23 a 29 de janeiro), foram realizados 21.342 testes rápidos nos centros de testagem e nas unidades de saúde. Desse total, 10.229 foram positivos, o que corresponde a 47,9%. Já na SE 6 (de 6 a 12 de fevereiro), foram feitos  32.938 testes, com resultado positivo em 7.250, ou seja, 22%. 

Centros desmobilizados – A desmobilização começou na última sexta e será finalizada amanhã. Os locais fechados foram o  Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Compaz Dom Helder, no Coque; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Estádio do Arruda, no bairro do Arruda; Círculo Militar do Recife, na Boa Vista; Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome; antiga sede do Sesi Mustardinha, na Mustardinha; Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep; e Escola Maria Sampaio de Lucena, no Ibura. O encerramento das atividades foi causado pela baixa procura e queda nos índices de positividade e os profissionais foram realocados em outras atividades, como a vacinação infantil itinerante e nas escolas. 

Confira os locais de testagem para a população do Recife

Unidades de Saúde – Segunda a sexta, de 8h às 17h

Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; 

Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; 

Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; 

Upinha Vila Arraes, na Várzea; 

Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; 

Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; 

Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; 

Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. 

Centros de Testagem – Domingo a domingo, de 8h às 17h

UFRPE, em Dois Irmãos; 

Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; 

Faculdade Uninassau, nas Graças









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …