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Recife recebe Encontro “Cultura e Educação – Aprender para Construir”, do Ministério da Cultura

Objetivo do evento, promovido em parceria com a Prefeitura do Recife, no próximo dia 29 de setembro, é ampliar o diálogo sobre educação e cultura, para promover, entre outras coisas, a democratização do acesso ao livro e a promoção da leitura (Foto: Iggor Gomes/ArquivoPCR)

Na próxima sexta-feira (29), o Ministério da Cultura desembarca mais uma vez suas políticas públicas prioritárias na capital pernambucana. A partir das 9h, o Recife recebe uma rodada dos Encontros Regionais “Cultura e Educação – Aprender para Construir”, que têm por objetivo a democratização do acesso ao livro e promoção da leitura.

O evento, realizado com o apoio da Prefeitura do Recife, do Governo de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), contará com a participação do secretário de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba, e da diretora de Educação e Formação Artística, Naine Terena, além de representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e do Esporte (MESP). O encontro será na Fundaj, no bairro de Casa Forte.

“O Encontro Regional Cultura e Educação é o desdobramento do Encontro Nacional que realizamos com o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação e que estabeleceu algumas linhas no âmbito da formação artístico cultural na educação básica e também no ensino superior, com as políticas de formação e livro e leitura. Um espaço, sobretudo, de escuta e de diálogo para a qualificação dessas políticas. E acreditamos que, em Pernambuco, vai ser muito potente estarmos ouvindo e compreendendo as contribuições como elementos importantes para qualificação das políticas. É um encontro que se dá com as parcerias institucionais entre Minc e MEC e com a FUNDAJ, a Secretaria de Cultura de Recife e a Secretaria de Cultura de Pernambuco e o convite para gestores de todos os estados do Nordeste”, afirma o secretário Fabiano Piúba. 

“As políticas públicas de Cultura e Educação, já tão próximas nas suas essências, quando efetivamente caminham juntas, no cotidiano, abrem enormes perspectivas, por conta dos seus processos mais do que formadores, pois são transformadores. Formular conjuntamente é ampliar possibilidades, aprofundar o alcance das ações, percorrer de forma transversal os mais diversos campos, assegurando direitos, ativando cidadania, fomentando novidades que consolidam a caminhada para um mundo real mais humano, feliz, solidário e justo”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Os encontros regionais “Aprender e Construir”, também têm por objetivo ressaltar a importância da integração entre arte, cultura e educação para a formação de repertórios e formulação de políticas. Esses encontros representam a oportunidade para discutir as conexões entre o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Nacional de Livro e Leitura, com ênfase em formação artístico-cultural, democratização do acesso ao livro e promoção da leitura.

Nesse sentido, a diretora de Educação e formação artística do Ministério da Cultura, Naine Terena, adianta que até o encerramento do Ciclo de Encontros, o Minc irá realizar um documento colaborativo junto ao Ministério da Educação, voltado aos gestores estaduais e municipais de educação, para que os mesmos reconheçam e incorporem iniciativas de arte e cultura no âmbito da escola em tempo integral. “O que vamos fazer é estudar todas as escutas que estamos realizando nas regiões, pois temos participado também dos Seminários do MEC, que debatem a escola em tempo integral, e a partir da reunião de todas as informações, iremos elaborar e fomentar ações estratégicas para uma proposta pedagógica que integre arte, cultura e educação”.  

A primeira etapa do evento ocorreu em Cuiabá, no Mato Grosso, seguindo depois para Belém, no Pará. O propósito do debate regionalizado é ampliar o espaço para o diálogo com a população, aproximando a sociedade civil da agenda dos ministérios em relação à educação formal. O Encontro é de acesso público e engloba a apresentação e discussão dos temas debatidos no Seminário Nacional, realizado em Brasília em junho, o qual reuniu mais de 300 participantes.

Com presença de um público diverso tanto em Cuiabá quanto em Belém, contando com a participação de gestores, artistas, pesquisadores, professores, integrantes de redes de bibliotecas, os encontros trazem a marca da escuta ativa da sociedade civil. Dentre os temas destacados pelos participantes, estão a importância das políticas públicas de audiovisual nas escolas, a presença dos mestres da cultura em sala de aula, a importância de fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, a necessidade de aproximar mais o sistema museal dos espaços de ensino, a formação continuada em artes, a valorização das bibliotecas escolares e comunitárias, políticas que potencializem a bibliodiversidade e uma educação que traga narrativas dos povos negros e indígenas.  

Os eventos também contribuirão com o mapeamento de ações de promoção da cidadania e respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, contribuindo para a qualificação da educação e do desenvolvimento cultural. A previsão é de que, até outubro, a programação siga pela Região Sul, em Porto Alegre (RS) e Sudeste, em Diadema (SP).

Serviço

Encontros Regionais de Cultura e Educação – Aprender para Construir

Data: 29/09 (sexta-feira)

Hora: 9h às 18h

Local: FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco – Derby – R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE, 52010-100) – Recife – PE  

O evento contará com Transmissão Online pelo Youtube da FUNDAJ e do MinC

Programação

9h – Abertura

9h30 às 12h30 – Temas: Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Leis nº 11.645/08 e nº 10.639/2003), Audiovisual nas escolas, Título de notório saber e Mestres da cultura, Acessibilidade e acesso.

14h às 15h30 – Temas: Cultura digital e educação, Política Nacional de Leitura e Escrita (Lei nº 13.696/2018) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (Decreto nº 7.559/2011), Bibliotecas públicas e escolares.

15h30 às 18h – Temas: Cursos técnicos, Extensão universitária, Museus, Formação artística nas escolas de tempo integral e educação integrada, cursos de graduação e pós-graduação em artes, produção e gestão cultural.

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