Ação acontecerá no primeiro sábado (6), no SAE da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e no terceiro sábado (20), no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. (Foto: Divulgação)
Visando a ampliação do acesso da população aos serviços de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), em especial HIV/Aids, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) mantém a oferta da estratégia PrEPara a Prevenção aos finais de semana em abril. Em sábados alternados, a profilaxia PrEP – método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de se infectar com o vírus – e os testes rápidos estarão disponíveis, sob demanda espontânea, no Serviço de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, no dia 6/4, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, no dia 20/4.
O PrEPara a Prevenção! é voltado para qualquer recifense em situação de vulnerabilidade para o HIV. “Vale salientar que a iniciativa, além de ajudar na prevenção da Aids, permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, interrompendo a cadeia de transmissão, pois, além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos, como preservativos e gel lubrificante, e testagens rápidas, com resultados que saem em até 30 minutos”, afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro, salientando que, em caso de resultado positivo, as pessoas são acolhidas nos próprios SAEs para dar seguimento ao tratamento adequado.
Vale salientar que continua sendo fundamental a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras ISTs. “Bem como o uso do preservativo, tanto o masculino/externo quanto o feminino/interno, deve continuar sendo utilizado para prevenir contra o HIV e outras ISTs”, reforça Airles Ribeiro. O horário de funcionamento do PrEPara a Prevenção! aos sábados é das 8h às 15h. Tanto no SAE do Lessa de Andrade quanto do Gouveia de Barros, o acolhimento e o atendimento são realizados por uma equipe multiprofissional (enfermagem, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais).
INDICAÇÃO PrEP – São considerados o público-alvo da PrEP, homens e mulheres que frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PeP); apresentam histórico de episódios de ISTs; possuem contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia etc. O PrEP também está disponível de segunda a sexta no SAEs e no Ambulatório LGBT Patrícia Gomes da Policlínica Lessa de Andrade, e no SAE da Policlínica Gouveia de Barros,das 8h às 16h.
Serviço:
PrPEPara a Prevenção!
* 6/4 – SAE Lessa de Andrade: Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena. Horário: das 8h às 15h
* 20/4 – SAE Gouveia de Barros: Largo da Santa Cruz, s/n – Boa Vista. Horário: das 8h às 15h