Evento tem o objetivo de promover o diálogo entre sociedade civil e a Prefeitura do Recife para construir políticas públicas de acesso a alimentação de qualidade para todas as pessoas (Foto: Cortesia)
Com o tema “Fome, vozes, direitos e cidadania: diálogo necessário para a efetivação da Segurança Alimentar e Nutricional”, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas e em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea/Recife), realizou, nesta terça-feira (4), a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife. O evento debateu a execução da política pública na cidade e deliberou prioridades nas ações que visam a erradicação da fome.
Ao todo, 150 participaram da Conferência. O evento foi orientado pelos seguintes eixos temáticos: Contexto da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
Na abertura da Conferência, Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, pontuou os esforços para ampliar e qualificar a rede de segurança alimentar e nutricional do município. “Além dos restaurantes populares, abrimos recentemente o Banco de Alimentos, que está funcionando no Compaz Dom Helder, e também reestruturamos a Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional. Temos perspectiva de ampliar a rede e qualificar o atendimento ao cidadão, pois a fome tem pressa e nós também”, reforçou Ana Rita.
Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional – A Caisan integra o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife e está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. A Caisan é um órgão deliberativo, de caráter executivo, que tem como finalidade a promoção da intersetorialidade das políticas públicas, dos programas e das ações governamentais. Ao todo, fazem parte da Caisan/Recife 13 secretarias e seis órgãos municipais, totalizando 19 representantes.
A reestruturação e ampliação da Caisan representa mais um passo nos esforços e compromissos da Prefeitura do Recife com a população na garantia do Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada (DHANA), previsto na Constituição Federal, resultando em uma grande aliança com foco nos grupos socialmente mais vulneráveis à insegurança alimentar e nutricional. O mais recente equipamento da rede municipal de segurança alimentar e nutricional é o Banco de Alimentos, inaugurado em abril de 2023. O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, e recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.