recife-promove-campanha-de-combate-ao-diabetes

Recife promove Campanha de combate ao Diabetes

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Secretaria Executiva da Atenção Básica e Coordenação de Doenças Crônicas não Transmissíveis, promove a 26ª Campanha Nacional em Diabetes, dentro do calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Com o tema “Acesso aos cuidados e tratamentos do Diabetes”, a iniciativa acontece de 14 a 30 de novembro e se concentra em pontos estratégicos espalhados pelos 8 distritos sanitários da cidade. O objetivo é disseminar informações fundamentais sobre promoção da saúde, prevenção, detecção e gestão da doença com ações de medição de glicemia, pressão arterial, conversa com nutricionistas, orientações em saúde sobre Diabetes Mellitus e seus fatores de risco e atendimento clínico integral das pessoas com essa condição crônica.

Projeções indicam um aumento significativo no mundo, com a previsão de 640 milhões de pessoas diagnosticadas com essa condição crônica até 2040. “O Diabetes é uma preocupação crescente em escala global, e a adesão da Sesau destaca sua prioridade em enfrentar esse desafio de saúde pública. A campanha nacional visa não apenas conscientizar a população sobre os riscos e sintomas da doença, mas também enfatizar a importância do acesso facilitado aos cuidados e tratamentos adequados”, informa a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Recife, Marcela da Mata.

No cenário nacional, a Sociedade Brasileira de Diabetes reporta uma população atual de mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Na capital pernambucana, 82.971 pessoas estão cadastradas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) como portadores de Diabetes Mellitus, condição decorrente da produção insuficiente ou má absorção de insulina, o hormônio responsável pela regulação da glicose sanguínea e pelo fornecimento de energia ao organismo.

“Elevados níveis de glicemia podem desencadear complicações graves. O aumento da prevalência do Diabetes Mellitus está intrinsecamente ligado a uma série de fatores, como a transição epidemiológica, mudanças nutricionais, estilos de vida sedentários, sobrepeso, envelhecimento populacional e a prolongada expectativa de vida dos indivíduos com diabetes. A prevenção eficaz envolve a prática regular de atividades físicas, a adoção de uma dieta saudável e a evitar o consumo de álcool, tabaco e substâncias prejudiciais”, explica a coordenadora.

Sobre Diabetes – Existem dois tipos: A Diabetes Tipo 1 ocorre em cerca de 10% dos brasileiro e aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. É causada por uma falha no sistema imunológico, que destrói as células responsáveis por produzir a insulina. Seus principais sintomas são: vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome e sede constantes, perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor e náusea.

Já a Diabetes tipo 2, a qual compõe 90% dos diagnósticos da doença no Brasil, ocorre quando a insulina presente no organismo não é suficiente para controlar a taxa de açúcar. Suas principais causas são má alimentação, sedentarismo, hipertensão e fatores genéticos. O estágio anterior à doença, chamado pré-Diabetes, não deve ser ignorado, visto que é o último momento no qual a condição ainda pode ser revertida. Atente-se aos sintomas apontados pelo Ministério da Saúde: infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e surgimento de furúnculos e feridas que demoram para cicatrizar.

Programação:

14/11

6h – PAC Ipsep

7h- Polo PAC Jaqueira

8h – Upinha Padre José Edwaldo

8h às 12h  – USF Engenho do Meio

08h às 12h – Upinha ACS Maria Rita

9h – Centro de Saúde Ermírio de Moraes

16/11

14h às 18h – USF Vietnã

17/11

8h – USF Sítio dos Pintos

21/11

08h às 12h – USB Brasilit

09h – Upinha nossa senhora do Pilar

08h às 12h – USF Cosme Damião

22/11

14h às 17h – Casem Harmonia

23/11

08h 12h – USF Sítio Wanderley

08h às 12h USF Skylab

17h – Polo PAC Jaqueira (tarde)

24/11

8h – Polo PAC do Centro Médico Ermírio de Moraes

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …