recife-organiza-a-criacao-da-rede-brasileira-de-urbanismo-em-areas-centrais

Recife organiza a criação da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais

Ideia é trocar experiências e estabelecer cooperação para os desafios comuns dos centros urbanos e encontrar soluções. A iniciativa foi discutida com nove capitais, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro, e poderá ser estendida para mais cidades

Para trocar experiências e manter a cooperação mútua entre as cidades com programas focados na reabilitação de centros históricos está sendo criada a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais. O primeiro passo para efetivar a iniciativa foi dado nesta quarta-feira (13), com a realização de uma reunião virtual com secretários e gestores de nove capitais de todas as regiões do Brasil.

A rede, ainda em formação, idealizada pela Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro do Recife, buscará investigar e mapear programas de intervenção urbana em áreas centrais de cidades brasileiras, além de envolver a troca de experiências com órgãos municipais de onde se desenvolvem os projetos estudados.

O projeto Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais será focado, de início, numa cooperação entre as cidades do Recife, Manaus (AM), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Contudo, no decorrer do projetos, outras cidades brasileiras poderão se incorporar à iniciativa.

Durante a reunião, os participantes propuseram a realização de um Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, que deverá acontecer no Recife, no primeiro semestre de 2024. A intenção é que mais cidades façam parte da Rede.

De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a ideia surgiu após a realização de reuniões virtuais e visitas a vários estados e observar que os desafios, projetos e estratégias são semelhantes. “A Rede irá estreitar as conexões de cooperação mútua entre as cidades com programas focados na reabilitação de centros históricos, de modo a compartilhar vivências e contribuir com o crescimento de todos os locais”, explicou.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …