recife-obtem-melhor-performance-entre-as-capitais-do-nordeste-no-indice-de-cidades-empreendedoras-de-2022

Recife obtém melhor performance entre as capitais do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022

Capital pernambucana ficou na 18ª colocação geral entre os 101 municípios mais populosos do País e avançou 19 posições em relação ao levantamento de 2020. Cidade foi destaque nos eixos Capital Humano (8º), Cultura Empreendedora (12º) e Acesso a Capital (13º) (Foto: Daniel Tavares/ArquivoPCR)

Reconhecido por abrigar um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico e de inovação da América Latina, possuir uma malha rodoviária, portuária e aeroportuária privilegiada e estar posicionada equidistante entre as principais capitais nordestinas, o Recife foi a capital do Nordeste que obteve maior destaque no Índice de Cidades Empreendedoras 2022, divulgado nesta quarta-feira (16). A cidade pernambucana ficou na 18º lugar geral do ranking, que reuniu os 101 municípios mais populosos do Brasil. O Recife avançou 19 posições em comparação ao levantamento de 2020. O estudo foi realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Endeavor, e analisou majoritariamente dados públicos referentes ao ano de 2021.

A primeira colocada no ranking geral foi a cidade de São Paulo, com pontuação 9,28724. O Recife registrou nota de 6,74828, única capital do Nordeste entre as 20 cidades melhores posicionadas. No recorte do Nordeste, a capital pernambucana lidera na região, seguida por: Aracaju (SE), no 25ª lugar; Maceió (AL), na 29ª colocação; Fortaleza (CE), na 33ª; João Pessoa (PB), 35ª; Salvador (BA), 39ª; Natal (RN), 42ª; São Luís (MA), 57ª; e Teresina (PI), 60ª. Já no resultado geral entre as cidades pernambucanas, após a capital pernambucana aparecem listadas: Olinda, na 81ª posição; Petrolina, 86ª; Caruaru, 89ª; Jaboatão dos Guararapes, 93ª; e Paulista, 96ª.

O Índice de Cidades Empreendedoras é dividido em sete determinantes, tais quais “Ambiente Regulatório”, “Infraestrutura”, “Mercado”, “Acesso a Capital”, “Inovação”, “Capital Humano” e “Cultura Empreendedora”. Cada eixo leva em consideração uma série de dados públicos, tais como o Produto Interno Bruto (PIB), simplicidade tributária, alíquota de ICMS, dentre outras informações.

O Recife teve a melhor performance na determinante “Capital Humano”, ficando na 8ª posição geral no País, com 7,1813 de pontuação. Comparado com o resultado de 2020, a capital pernambucana avançou sete posições, quando ficou no 15º lugar. Assim como ocorreu há dois anos, Florianópolis liderou nesta determinante. Já no eixo “Cultura Empreendedora”, a capital pernambucana ficou na 12ª colocação, enquanto que no quesito “Acesso a Capital”, manteve a 13ª posição.

Outros resultados do Recife foram: 17ª posição na determinante “Infraestrutura”, 30ª posição em “Inovação”, 55º lugar em “Ambiente Regulatório” – avançando 31 colocações em comparação com os resultados de 2020 -, e 77ª colocação em “Mercado”.

“O resultado do ranking coloca o Recife na liderança no Nordeste, sendo a única cidade da região entre as 20 maiores do País. Com resultados expressivos e consistentes, o Recife vem se destacando em diversos indicadores, como o de Capital Humano, a partir de um histórico consolidado de melhorias da cidade, como as notas do Ideb, e com novas ações da Prefeitura, como é o caso do Embarque Digital”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux.

ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO – Fomentando a agenda do empreendedorismo local, a Prefeitura do Recife vem investindo fortemente em um grande programa de melhoria do ambiente de negócios e de desburocratização de processos. Como exemplo, o município foi o terceiro no Brasil a aderir ao projeto do Balcão Único, reduzindo a burocracia e o tempo de registro e abertura de empresas de baixo risco, onde, em determinadas situações, duram minutos. Ainda nesse ambiente, a Prefeitura criou a Investe Recife, uma equipe dedicada em atrair empresas do Brasil e do exterior, além de apoiar e estimular a expansão dos negócios já existentes no município.

A Prefeitura do Recife sancionou uma nova legislação para licenciamento de placas e outdoors, facilitando a vida dos empreendedores e negócios. A gestão municipal também lançou o novo portal da Secretaria de Finanças, o “Recife em Dia”, que reúne uma série de serviços online, como emissão de documentos, recolhimento de tributos, solicitação de certidões e outras possibilidades. A capital pernambucana também atualizou as leis que regem a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) e a Transferência do Direito de Construir (TDC), o que vai impulsionar o mercado de Construção Civil na cidade.

Desde 2021, a Prefeitura lançou o programa Recife Parcerias, que vem estruturando uma ampla carteira de investimentos em Parcerias Público Privada (PPP) com foco em sustentabilidade, com gestão e conservação de parques urbanos, implantação de relógios digitais, construção e reforma de creches e unidades de saúde, dentre outros projetos. E também lançou o Programa Crédito Popular do Recife, que oferece empréstimos de até R$ 3 mil para micro e pequenos negócios, com taxa de juros simbólica de 0,99% ao mês.

About Redação

Veja também

Maciel Flores promove a 1ª edição do Natal Solidário, no Sal & Brasa Jardins

O empresário e decorador Maciel Flores, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, a 1ª edição …