recife-marca-presenca-em-evento-sobre-boas-praticas-de-combate-a-fome

Recife marca presença em evento sobre boas práticas de combate à fome

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife marcou presença na Oficina da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, promovida pela a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), do governo federal. O evento foi realizado no auditório do Mercado Municipal de Curitiba, entre 1 e 3 de agosto, com o objetivo de debater estratégias para combater a insegurança alimentar nos centros urbanos.

A oficina em Curitiba reuniu representantes de vários municípios brasileiros para discutir a elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no contexto urbano e viabilizar visitas aos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. Além disso, o evento também promoveu momentos de formação e construção coletiva sobre o tema.

“No Recife, contamos com diversos equipamentos previstos na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e banco de alimentos, mas devemos avançar ainda mais. Por isso, é muito enriquecedor participar de um evento como este em Curitiba, que é referência na política de segurança alimentar e nutricional, e ter a oportunidade de trocar experiências e dialogar com profissionais de todo o país”, reforçou a secretária Executiva da Assistência Social, Geruza Felizardo.

Quem também esteve presente no evento foi a gestora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, Natália Outtes. “Esse evento marca a volta da segurança alimentar e nutricional para o cenário nacional. E a construção da Estratégia Nacional mostra a importância dos municípios na atuação do combate à fome. É muito gratificante estar aqui, enquanto Prefeitura do Recife, representando o Estado de Pernambuco”, contou Natália.

Em maio de 2023, a Prefeitura do Recife retomou as reuniões da Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/Recife) com maior número de componentes, subindo de 7 para 19, sendo 13 secretarias e seis órgãos municipais. A Caisan é um órgão deliberativo, de caráter executivo, que tem como finalidade a promoção da intersetorialidade das políticas públicas, dos programas e das ações governamentais.

A reestruturação e ampliação da Caisan é uma das iniciativas da Prefeitura do Recife que reforçam o compromisso com o combate à fome na cidade. O mais recente equipamento da rede municipal de segurança alimentar e nutricional inaugurado é o Banco de Alimentos. Localizado no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, o Banco de Alimentos recebe doações de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …