recife-limpa:-ecobarco-da-prefeitura-reforca-limpeza-do-rio-capibaribe

Recife Limpa: Ecobarco da Prefeitura reforça limpeza do Rio Capibaribe

Equipamento é empregado em manguezais que margeiam o Capibaribe e possui capacidade para coletar até 240 kg de resíduos. Prefeito João Campos acompanhou o trabalho feito na manhã desta sexta-feira (8). (Foto: Alessandro Potter/PCR)


O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (8), os trabalhos de limpeza realizados pelo Ecobarco da Prefeitura. A ação, que integra o Recife Limpa, começou com a saída da embarcação do Iate Clube do Recife, em Brasília Teimosa, e seguiu pelo Rio Capibaribe. O equipamento, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), tem capacidade para coletar até 240 kg de resíduos e é empregado diariamente na limpeza do rio, dando suporte também para as ações feitas nos manguezais. 

“A gente lançou o Recife Limpa em outubro deste ano. Um programa que reforça e aprimora a limpeza urbana na cidade, com ampliação de frota, de equipe, de ações educativas e que trouxe também novidades como a varrição mecânica. E hoje a gente está aqui no Iate Clube do Recife para conferir o trabalho feito pelo Ecobarco, um equipamento da Prefeitura do Recife que faz a limpeza das margens do Rio Capibaribe, mais uma atividade do Recife Limpa. Viemos dar uma volta na bacia do rio, próximo ao Cabanga, que é um dos pontos onde há uma concentração grande de resíduos, e verificar a retirada desse material”, explicou João Campos. “A Prefeitura está investindo na limpeza urbana e eu aproveito para pedir a colaboração de todos os recifenses para fazerem o descarte correto do lixo”, complementou ele.  

As intervenções para a limpeza de manguezais acontecem em frente ao Cais da Alfândega, ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, o Cais José Estelita, no Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela. Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe. 

O equipamento atua nas margens de todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros.

As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais descartados incorretamente tais como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido são garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos, como televisores e computadores. 

RECIFE LIMPA –  O Recife Limpa, lançado neste ano, é um conjunto de ações da Prefeitura do Recife para ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto. O programa é realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Com o Recife Limpa, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de logradouros, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras atividades. A cidade do Recife contava com um efetivo de 3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, com o Recife Limpa, o serviço ganhou um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, saltou para 21,4 mil km mensais.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …