No fim de semana mais junino do ano, o Recife será todo balancê. De hoje (22) até segunda-feira (24), 171 atrações, entre quadrilhas, trios pés de serra, bandas, cantoras e cantadores, espalharão as alegrias e mais autênticas tradições juninas e nordestinas por oito polos, levantando a poeira junina e convidando a cidade inteira a arrastar pé para dentro da festa.
Além do Sítio Trindade e do Recife Antigo, onde o forró fez morada desde o início dos festejos, a programação gratuita e animada, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura, vai tomar conta de seis bairros: Lagoa do Araçá, Barro, Campo Grande, Cordeiro, Graças e Totó. No próximo fim de semana, devotado a São Pedro, o São João mais autêntico em linha reta alcança outros cinco bairros: Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela.
Só hoje (22), serão 69 atrações embalando e colorindo o Recife Junino, como Quinteto Violado, Maciel Melo, Silvério Pessoa, Mel com Terra, a homenageada Nádia Maia, Em Canto e Poesia, Michelle Melo, Irah Caldeira e Som da Terra. No Recife Antigo, já tem festa a partir das 12h, com trio pé de serra itinerante. A programação de palco começa às 16h.
No Sítio, a peleja sempre emocionada do 20º Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que semeia futuros tingidos com todas as cores das tradições populares, também começa às 16h, no Pavilhão das Quadrilhas. Serão seis apresentações no sábado e mais seis no domingo (23), quando o resultado será anunciado. Na Sala de Reboco e no palco principal, a festa começa uma hora mais tarde: às 17h, convidando todos os buchos a ralarem no parque mais junino em linha reta do mundo.
Os mais autênticos e legítimos ritmos nordestinos espalharão também seus acordes de alegria e resistência por seis bairros da cidade. Só neste sábado, 41 atrações subirão aos palcos descentralizados do Recife Junino. Amanhã mais 42 bandas e artistas farão a festa em honra e graça ao padroeiro do forró.