Avaliação da Open Knowledge Brasil observou os portais de 26 capitais. Capital pernambucana figurou entre as três primeiras colocações em 10 dos 15 dimensões temáticas que compõem o ranking, liderando nas áreas de Saúde e de Meio Ambiente
A cidade do Recife ficou em primeiro lugar das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e em terceiro do País no ranking do Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023, avaliação realizada pela Open Knowledge Brasil (OKBR). A iniciativa tem o objetivo de avaliar a disponibilidade e a qualidade de dados abertos nas 26 capitais brasileiras. No ranking geral, Recife figurou em 3º lugar geral, atrás apenas de São Paulo (SP) e de Belo Horizonte (MG). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (4).
O ODI Cidades observou 15 dimensões temáticas, tendo o Recife alcançado o primeiro lugar em Saúde e em Meio Ambiente. A capital pernambucana também figurou na segunda colocação nas dimensões de Educação, de Finanças Públicas, de Mobilidade e Transporte Público e de Segurança Pública. E alcançou a terceira posição nos indicadores de Administração Pública, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Esporte e Lazer, de Infraestrutura Urbana e de Ordenamento Territorial e Uso do Solo.
“Ficar em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e em terceiro no Brasil numa avaliação desse tipo é um mérito muito grande. O Recife já vem se destacando ao longo dos anos nas avaliações de transparência e estamos no mesmo caminho no que se refere à abertura dos dados”, disse o Controlador-Geral do Recife, Ricardo Dantas.
“O resultado consegue nos direcionar para o caminho que precisamos correr atrás das bases para melhorar no futuro”, observou o diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Breno Alencar, setor responsável pelo portal de Dados Abertos.
OUTROS RECONHECIMENTOS – A cidade do Recife obteve outros reconhecimentos por parte de órgãos de controle e entidades especializadas. O resultado da OKBR é mais um dos indicadores de que a Prefeitura do Recife vem se mantendo na vanguarda no que se refere a avaliações de transparência. Nos últimos anos, a Prefeitura alcançou resultados significativos, como o selo Ouro, em 2023, no Levantamento Nacional de Transparência, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); a nota 10 na Escala Brasil Transparente, avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU); foi considerada a terceira capital mais transparente do País, segundo o Ranking Nacional da Transparência 2021-2022, dentre outros reconhecimentos.
DADOS ABERTOS NO RECIFE – Os dados abertos do Recife estão disponíveis no portal de Dados Abertos da Prefeitura (http://www.dados.recife.pe.gov.br/) e as iniciativas de inovação aberta da cidade são publicadas no portal de Inovação Aberta: https://inovacaoaberta.recife.pe.gov.br/.
É importante ressaltar que o Portal de Dados Abertos do Recife, além de fomentar a transparência e empoderamento do cidadão, é a base das iniciativas de Inovação Aberta do Recife, como o EITA!Recife, que acumula mais de 26 prêmios no Brasil e no exterior e o Hacker Cidadão, que fomenta a criação de soluções com uso de dados abertos e chega este ano na sua 11ª edição.