Irmanadas desde 2003, as duas cidades pretendem expandir e fortalecer a relação baseada em valores e prioridades
O Recife e a cidade de Nantes, localizada no Oeste da França, reforçaram seus laços de cooperação em um novo acordo, que marca a continuação da parceria que existe desde 2003. Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito João Campos recebeu, em seu gabinete, a comitiva da cidade francesa, liderada pelo Membro do Escritório Metropolitano, Anthony Berthelot, para renovar o acordo de irmanamento entre as duas cidades. O documento destaca a vontade de ambas as partes de expandir e fortalecer sua relação baseada em valores e prioridades políticas compartilhadas.
“Para a gente é uma alegria recebê-los, alguns já pela segunda vez, em um momento especial para a nossa cidade, já que realizamos o fórum, conduzido por Isabella de Roldão, para que Recife esteja no caminho de se tornar uma cidade não-sexista. Muito desse evento e do protocolo criado deve-se à experiência que Isabella teve lá em Nantes. E o que a gente assina hoje reflete os pontos que nos une, começando por uma cidade não-sexista, que cuida do meio ambiente e que tem pautas sociais muito fortes. A gente tem um desafio estrutural de desigualdade social diferente do que há na França, mas que a gente possa caminhar para enfrentar isso e realizar proteção social. Essa relação está sendo muito positiva para a gente. É uma via de mão-dupla”, comentou João Campos na ocasião.
A vice-prefeita Isabella de Roldão agradeceu a presença do grupo francês no Recife: “Estamos com uma delegação de 15 nanteses aqui e é uma alegria muito grande fazer esse encontro. Que bom que o nosso irmanamento está renovado por mais quatro anos. Também aproveito para dar as boas-vindas à cônsul-adjunta da França no Recife Elsa Sobral Noura que está a aproximadamente há um mês na cidade. Recife é um hub consular com representação de 44 países”, disse.
Desde o primeiro acordo de cooperação em 2003, as duas cidades têm trabalhado juntas em diversas iniciativas, fortalecendo os laços entre os territórios. O novo acordo estabelece três eixos prioritários de cooperação, onde Recife e Nantes reconhecem a importância da ação climática e buscam promover cidades sustentáveis e centradas no bem-estar.
O acordo também destaca o compromisso em combater todas as formas de discriminação, com foco especial na igualdade de gênero. Recife e Nantes pretendem se tornar modelos de cidades não sexistas, trabalhando em igualdade na representação, mudança de perspectivas e combate a estereótipos. Além disso, a cultura desempenha um papel central na cooperação entre as cidades, sendo vista como um acelerador de desenvolvimento e bem-estar.
Ele também estabelece que a cooperação envolverá uma ampla gama de parceiros, incluindo atores culturais, associações e instituições acadêmicas, e tem uma validade de quatro anos, podendo ser renovado, demonstrando o compromisso contínuo das cidades irmãs em trabalhar juntas para alcançar objetivos comuns.
“Em nome da delegação de Nantes, agradeço a acolhida. É a segunda vez que estamos na cidade. Esse é um grande momento para conhecer mais a cidade e seus habitantes, e é sempre com grande emoção que realizamos essa cooperação. Já há três anos compartilhamos objetivos em comum. Essa cooperação é feita de reciprocidade: a transição ecológica, a igualdade entre todos e todas e a cultura como cimento da nossa sociedade. Hoje marcamos um momento forte dessa cooperação, transformaremos nossas sociedades conjuntamente”, afirmou o prefeito de Indre, Região Metropolitana de Nantes, Anthony Berthelot.