recife-e-lider-na-geracao-de-empregos-formais-e-se-consolida-como-capital-nordestina-que-mais-gerou-oportunidades-em-2021

Recife é líder na geração de empregos formais e se consolida como capital nordestina que mais gerou oportunidades em 2021

Segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Recife registrou saldo positivo de 4.451 postos de trabalho, seguido de Fortaleza (CE), com 3.900 empregos, e Salvador (BA), com 3.393 vínculos. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Nesta quarta-feira (1), o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que o Recife ocupa a primeira posição na geração de empregos formais entre as capitais do Nordeste, de acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia, referente ao mês de outubro. Segundo os números, a capital pernambucana registrou o maior saldo positivo de postos de trabalho desde o início deste ano, com 4.451 novos vínculos. Outubro também foi o sétimo mês consecutivo de alta e o nono no ano no indicador.

“Saiu o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de outubro, que é o indicador nacional que mede o emprego e o desemprego. O Recife foi a capital nordestina que mais gerou vagas formais de emprego no mês de outubro. Foram mais de 4.400 vagas. Número que reflete as oportunidades e a chance de uma renda para tantas famílias recifenses”, anunciou o prefeito do Recife, João Campos.

“O nosso esforço tem sido muito, para gente poder garantir o momento de virada econômica. Lançando o pacote de investimentos públicos em uma velocidade importante na aprovação do licenciamento, de empreendimentos privados, que garantem a formalização de empregos na cidade. E com um olhar muito atento para transformar o Recife em uma cidade mais inclusiva, que tenha uma legislação tributária mais favorável para novos investimentos e para atração de grandes negócios. E que a gente se consolide a cada dia como a grande cidade do Nordeste Brasileiro”, acrescentou o prefeito.

Com o incremento do Programa Recife Virado, da Prefeitura, a capital pernambucana tem impulsionado a retomada econômica, estimulando diversos setores da cidade. Em outubro, o Recife registrou 16.728 admissões e 12.277 demissões, resultando numa variação positiva de 0,91% em relação ao mês de setembro. Dos 4.451 empregos formais, 2.303 foram voltados para homens e 2.148 para mulheres, com forte tendência no público jovem entre 18 a 24 anos: 2.121 pessoas.

O setor de Serviços, um dos mais tradicionais e pujantes do Recife, puxou a alta na geração de empregos, admitindo 10.094 pessoas e saldo positivo de 2.798. A atividade foi seguida pelo Comércio, com 3.749 postos de trabalho ( 1.094); Construção Civil, com 1.818 vínculos ( 285); Indústria, com 933 empregos ( 172); e Agropecuária, com 134 contratações ( 102).

Fazendo o recorte no Nordeste, o Recife liderou a geração de empregos, seguido de Fortaleza (CE), com 3.900 empregos, e Salvador (BA), com 3.393 vínculos. Comparando os estoques de empregos atuais por número de habitantes, a capital pernambucana aparece com o melhor número dentre as capitais da região, com 0,2920.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …