recife-e-fortaleza-trocam-experiencias-sobre-politica-cicloviaria-no-rec´n´play

Recife e Fortaleza trocam experiências sobre política cicloviária no Rec´N´Play

A segurança viária e a mobilidade sustentável foram pauta na quinta edição do Rec’n’ Play. Nesta sexta-feira (20), o painel com o tema “Mobilidade urbana sobre duas rodas” reuniu técnicos e gestores para debater os desafios e compartilhar as experiências da construção da malha cicloviária. O evento aconteceu no auditório da Livraria Jaqueira, no bairro do Recife, e reuniu Roberto Cláudio Bezerra, ex-prefeito de Fortaleza (CE) (2013-2020), Samuel Dias, secretário de infraestrutura de Fortaleza, e Antônio Henrique de Oliveira, gerente geral de mobilidade humana do Recife.

Recife (PE) e Fortaleza (CE) têm histórias complementares e com desafios diferenciados que, quando compartilhados, tendem a potencializar os resultados de ambas as capitais. A capital cearense foi escolhida pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) no período de 2015-2020 e passou a investir na infraestrutura cicloviária, readequação de velocidade, mais áreas para pedestres, intensificação de ações de comunicação estratégica e de fiscalização, assim como em campanhas de mídia de massa. O resultado foi uma diminuição dos óbitos e feridos no trânsito, reduzindo em cerca de 50% o índice de mortos por 100 mil habitantes nesses cinco anos.

Roberto Cláudio Bezerra, que foi prefeito de Fortaleza, apresentou os avanços da cidade e o enfrentamento dos desafios, destacando a vontade política como principal ponto de avanço da gestão, assim como a parceria com o terceiro setor. “A nova política de mobilidade de Fortaleza é pautada na equidade, na sustentabilidade e na saúde pública. Quando chegamos, identificamos que a quinta causa de morte na cidade era sinistros de trânsito e não achamos isso razoável. O uso da bicicleta foi primordial para essa política. A primeira coisa que precisamos foi vontade e liderança política porque mudar o desenho, os espaços e a rotina das pessoas a partir da gestão traz uma resistência da própria cultura das pessoas. Isso mexe com o que a cidade já está acostumada. Você passa a impor uma mudança porque a cidade normalmente não está preparada para as inovações. Entretanto, se houver clareza de propósito, se houver boa comunicação, podemos enfrentar”, contou.

Já o Recife começou a parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) em 2020 e seguirá até 2025. Desde então, o índice de mortos no trânsito por 100 mil habitantes reduziu em 19% entre 2020 e 2021, até onde os dados estão analisados. A política de mobilidade ativa do Recife segue o Plano Diretor Cicloviário (PDC), pactuado com entre governo e sociedade civil ainda em 2014, com previsão de término em 2024. Ao todo, o Recife conta, hoje, com 183 km de rotas cicláveis, todas de acordo com o PDC, e 178 km interligados entre si, totalizando 88,23% das rotas complementares, de responsabilidade da Prefeitura do Recife, cumpridas. Com o aumento da malha cicloviária ao longo da última década, a capital pernambucana se tornou referência para diversas cidades, tanto na Região Metropolitana, quanto em nível nacional. Cidades como Paulista, Jaboatão dos Guararapes (PE) e Porto Alegre (RS) já realizaram intercâmbios para troca de conhecimentos entre os municípios cujas gestões desejam ampliar a rede ciclável.

O gerente geral de mobilidade humana do Recife, Antônio Henrique, mostrou os avanços da capital pernambucana e alguns desafios enfrentados, destacando a cultura do carro e a tipologia da cidade. “Nos últimos anos a gente tem ampliado cada vez mais a malha cicloviária da cidade. São desafios e não apenas desafios de cultura, mas a própria tipologia da cidade. A vontade política e o comprometimento têm feito a diferença na mudança de cultura. Hoje chegamos em uma grande avenida que é Agamenon Magalhães. As cidades foram moldadas para o transporte individual há décadas e hoje o nosso desafio é trazer as pessoas para o uso da bicicleta, é uma construção longa, mas temos avançado bastante”, disse.

Outro fator que faz o Recife ser destaque na gestão da malha cicloviária entre a comunidade técnica é o nível de dificuldade geográfica É importante lembrar que, ao longo desses anos, toda a política de segurança viária se expandiu e garantiu mais qualidade de vida para todas as pessoas no trânsito. Além da CTTU na implantação de rotas cicláveis, a Prefeitura do Recife tem investido numa gestão sustentável para trazer mais conforto aos ciclistas. É o caso das ações para arborização da cidade. Até 2023, serão plantadas 1.200 árvores de grande porte nas grandes avenidas do Recife, o que garante mais conforto térmico, a iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). Além disso, a PCR investiu na iluminação de LED, que garante mais segurança – tanto pública, quanto viária – aos ciclistas durante a noite. Ao todo, já são mais de 106 mil pontos de LED implantados no Recife.

REC’N’ PLAY – A capital pernambucana já está conectada com o universo digital e nesta quinta edição do Rec’n’Play a Prefeitura do Recife chega em peso, neste que é um dos maiores e mais importantes eventos de inovação e tecnologia do Brasil. “A Pref Tá On” é o conceito levado para o festival e o governo municipal levará ao público tudo sobre governo digital (e-Gov) com uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, atividades interativas e culturais e serviços. Além disso, a Prefeitura vai oferecer ao público o Espaço Conecta, um ambiente com pegada digital, que proporcionará às pessoas um cardápio de ações e iniciativas municipais. O Rec’n’Play, que é gratuito, é uma realização do Porto Digital com a Ampla e conta com o apoio do governo municipal e acontece em todo o Bairro do Recife, de 18 a 21 de outubro. A programação completa está disponível no link recnplaypref.recife.pe.gov.br. Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito João Campos foi conferir de perto a estrutura do Espaço Conecta.









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …