recife-cuida-leva-mutirao-de-saude-para-o-bairro-de-passarinho

Recife Cuida leva mutirão de Saúde para o bairro de Passarinho

Ação da Prefeitura do Recife disponibilizou consultas, exames, vacinação e testagem de Sífilis e HIV para a população (Foto: Wagner Ramos/PCR)

Neste sábado (29), a Prefeitura do Recife promoveu mais um mutirão de Saúde para a população da cidade. Os serviços foram disponibilizados no bairro de Passarinho, na Zona Norte, na Escola Municipal Marluce Santiago da Silva e na Unidade de Saúde da Família Passarinho Alto. A ação, que contou com a presença do Prefeito João Campos, faz parte do Programa Recife Cuida, que está promovendo uma grande reestruturação na rede de Saúde do município e impactando diretamente no atendimento prestado aos recifenses.

Entre os serviços ofertados gratuitamente, consultas e aplicação de vacinas (Influenza, bivalente e atualização do calendário vacinal), exames de citopatologia, aferição de pressão arterial e glicemia, e testagem para detecção de sífilis e HIV. Foram 80 vagas para as consultas médicas, 20 para as odontológicas e outras 40 para exames citopatológicos. 

O Prefeito João Campos, que celebrava o aniversário do programa Mais Vida, entregando obras para os moradores do bairro, aproveitou para acompanhar o mutirão. “Mais um mutirão do Recife Cuida. Nesse dia, que comemoramos o sétimo aniversário do Programa Mais Vida e entregamos uma praça requalificada para a comunidade, estamos em Passarinho com diversos serviços de saúde para cuidar das pessoas”, explicou o prefeito João Campos na escola Marluce Santiago.   

A ação de Saúde contou com equipes compostas por médicos, dentistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, além de pessoas envolvidas nas atividades administrativas. 

 “Buscamos nesse projeto do Recife Cuida, facilitar o acesso ao atendimento em áreas onde verificamos essa demanda reprimida. Para isso, colocamos à disposição uma equipe multiprofissional, com capacidade técnica de resolução dos problemas e, quando há necessidade, fazer o devido encaminhamento à nossa rede. Temos uma farmácia de prontidão e, com a prescrição, o paciente leva o remédio para continuar o tratamento em casa”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Edvania Simões, 47 anos, passou pela testagem de Sífilis e HIV e aprovou a ação do Recife Cuida. “ Essa iniciativa é excelente e trouxe muitos benefícios para quem não tem acesso fácil a hospitais. Trouxe serviços de saúde para perto da gente”, comemorou a moradora de Passarinho.

Mariana Cristina Lira,  25 anos, também aproveitou vários serviços de saúde que nunca tinha feito.  “É a primeira vez que eu faço esses exames preventivos. Fiz testagem para Sífilis e HIV, além de outras consultas. Por isso, estou gostando muito do mutirão. Uma oportunidade para cuidar da minha saúde”, explicou Mariana.

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …