recife-comeca,-na-segunda-(4),-a-vacinar-contra-gripe-todos-os-moradores-a-partir-de-seis-meses

Recife começa, na segunda (4), a vacinar contra gripe todos os moradores a partir de seis meses

Após o Governo de Pernambuco liberar os municipios para ampliar a vacinação contra gripe, o Recife passará a imunizar contra a influenza todos os moradores a partir dos seis meses de idade. A imunização começará na próxima segunda-feira (4) e será realizada nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife [confira a relação mais abaixo], que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h –

A nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. O imunizante também contempla outras duas cepas da influenza: H1N1 e o tipo B.

Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Covid


Para quem recebeu a vacina contra a Covid, de acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde de setembro de 2021, não há problema em ser vacinado contra a gripe, até mesmo no mesmo dia – no começo da pandemia, a pasta indicava intervalo de 14 dias entres os dois imunizantes.

Também, de acordo com a Sesau, não há contraindicação em caso de pessoa que tenha tido Covid-19; o único senão é se estiver com febre no momento da imunização, por questão de não se saber se será uma reação à vacina ou não.

Lista Gripe by Folha de Pernambuco on Scribd

Campanha


Segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a cidade tem hoje quase de 260 mil doses remanescentes da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, iniciada em abril. A campanha era dirigida a grupos prioritários, a exmplo de idosos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; funcionários do Sistema Privado de liberdade; população privada de liberdade.


 

Nessa campanha, foram aplicadas 207.033 doses da vacina – 42,8% da meta de 90% de cobertura vacinal. Em Pernambuco, essa campanha nacional vai até este domingo (3) e, durante este fim de semana, a vacinação coorrer apenas para os grupos prioritários.

Para a vacinação este fim de semana, parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização – profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Veja também

About Redação

Veja também

Paulo Farias é Cotado para a Presidência da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Paulo Farias, recém-eleito vereador do Cabo de Santo …