Neste sábado (15), a partir das 9h, o Recife vai iniciar, oficialmente, a vacinação contra a covid-19 de crianças entre cinco e 11 anos, que tenham doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo. O agendamento no Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas/) já está aberto desde a tarde da sexta-feira (14). Este grupo conta com quatro centros de vacinação exclusivos: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; UFPE, na Cidade Universitária; Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista.
Para comprovar a condição de comorbidade, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade. O modelo da declaração da Secretaria de Saúde do Recife está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchido e assinado por médico. Já o laudo médico das comorbidades e/ou transtornos elencados deve conter o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição.
Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. Devem ser apresentados o original e a cópia (que ficará retida no local) da declaração ou laudo. Apenas as crianças com Síndrome de Down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida.
SERVIÇO:
Início da vacinação contra covid-19 de crianças com doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico
A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, estará disponível para entrevistas neste sábado (15), a partir das 9h, no ponto de vacinação montado na UFPE, que fica próximo à Casa do Estudante. A jornalista Lorena Andrade acompanhará a pauta. O telefone é 9.9909-2725.