Quadrilha, arrasta-pé, cidade cenográfica e muito balancê: o São João do Recife teve de tudo e mais um pouco – até prorrogação! Foram 22 dias de festa em 14 polos por toda a cidade, embalados por mais de 800 atrações e milhares de alegrias: foi danado de bom! (Foto: Edson Holanda/PCR)
Forró, coco, ciranda, xaxado, quadrilha, procissão, polo novo, cidade cenográfica, balancê para todos os lados e santos, em 14 locais da cidade. Não faltou nada no balaio do Recife Junino 2023, que deixou sacramentado: a capital pernambucana, cidade da música e da cultura popular, celebra o São João mais autêntico e nordestino do Nordeste.
O passeio na roça foi comprido e animado. Começou no dia 11 de junho e seguiu mês adentro, tirando o Recife inteiro para dançar, com programação todo santo dia e mais de 9 mil servidores empenhados em fazer a festa mais bonita que o Recife já devotou aos santos juninos. O balancê foi tão animado, que ganhou até prorrogação. E o forró no Arraial Novo da Rio Branco esticou a vigência dos festejos julho adentro, demorando para deixar os sanfoneiros cochilarem.
Ao todo, foram mais de 800 atrações, entre quadrilhas, trios pé de serra, cirandas e muito mais, que espalharam o forró e as autênticas manifestações nordestinas por toda a cidade. Além do Sítio Trindade, mais tradicional arraial do Recife, a festa tomou conta dez bairros, onde a prefeitura montou arraiais descentralizados nos fins de semana de São João e São Pedro. Teve festa ainda na recém-inaugurada terceira etapa do Parque das Graças, à beira do Rio Capibaribe.
O Pátio de São Pedro também virou polo, para celebrar seu padroeiro. Nos dias 28, 29 e 30, 12 atrações desfilaram muito forró, ciranda, xaxado e coco naquele entorno histórico, que lotou para celebrar o ciclo.
Mas a grande novidade junina deste 2023 foi o arraial montado na Rio Branco, que se enfeitou toda, com todas as cores e ritmos da festa: ganhou cidade cenográfica, sala de reboco e até barraca do beijo. Tudo isso embalado por uma intensa e diversificada programação diária, convidando o Recife inteiro a brincar São João no bairro histórico até a noite de ontem (2).
Em cima dos palcos e no meio das ruas da festa, o São João do Recife confirmou-se celebração à essência e à resistência nordestina, garantindo o devido protagonismo exclusivamente às tradicionais brincadeiras, belezas e atrações da cultura popular e forrozeira do Nordeste, sem derramar o munguzá de ninguém.
O publicou atendeu com gosto a todos os convites feitos pela festa, lotando cada arraial de uma alegria comovida, autêntica e quadriculada, que inscreveu esses festejos juninos de 2023 na posteridade das mais bonitas tradições que o Recife faz questão de ser.
“Acho que o Recife conseguiu juntar tradição com novidade, sem perder nada da essência do que é um ciclo junino. Trazer novos espaços, como na Rio Branco e nas Graças, preservando o principal, que são as genuínas manifestações culturais do mês de junho, foi uma fórmula que funcionou muito bem. Assim, a gente ampliou a festa, inclusive com um período superior a 20 dias, abrangendo todos os santos do mês, mantendo sua diversidade sobre as mesmas bases. Forró, xote, baião, xaxado, coco, ciranda: foram estas as marcas do Recife Junino, que a população abraçou, veio cantar junto com artistas da terra, consagrados ou da nova cena, dançando e celebrando com um orgulho danado, num cenário belíssimo, com as melhores energias. Os corações nordestinos pulsaram forte. Nossa raiz mostrou que alimenta frutos muito especiais”, celebrou o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.
“Foi mais que uma festa bonita e animada. O Recife fez história com esse São João 2023, que convidou a população inteira a celebrar nossas raízes culturais mais profundas. Confirmamos, em cada palco, a cada show, que sabemos brincar o São João autêntico, como reza a tradição nordestina: com a alegria, a beleza e a força de nossas músicas e brincadeiras populares”, avaliou o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.
Transmissão ao vivo – Repetindo o sucesso do que foi feito no Carnaval, a TV Conecta Recife transmitiu ao vivo a festa do ciclo junino direto do Sítio Trindade. Ao todo, 21 profissionais estiveram envolvidos no trabalho, que durou quatro dias. As transmissões aconteceram nos dias 23, 24, 29 e 30/06, celebrando a noite de São João e o dia de São Pedro.
A transmissão foi feita pelo canal da Prefeitura no Youtube, além de uma produção exclusiva postada no Instagram da TV Conecta, com bastidores e curiosidades da festa. Nos quatro dias de trabalho ao vivo, foram mostrados, na íntegra, os shows, entrevistas com os artistas e matérias produzidas antes e durante o arrasta pé. No estúdio, ao lado dos apresentadores, foram entrevistados 15 artistas que passaram pelo palco do Sítio Trindade. Além das entrevistas, a equipe da TV produziu 20 matérias, mostrando os detalhes da festa.
No Kwai, 600 mil pessoas foram alcançadas, consolidando, assim, a força do ambiente digital como ferramenta que possibilita romper barreiras e alcançar novos públicos, espalhando a alegria do autêntico São João do Recife pelo mundo todinho.
A Frei Caneca FM também entrou na festa. Transmitiu as emoções do Sítio e também do Pátio de São Pedro, na celebração dos sete anos da rádio pública, no último dia 30.
O time de apresentadores da Frei Caneca FM, composto por Alex Carvalho, Priscila Xavier, Janaína Serra, Gabriele Alves, Luizy Silva e Diego Oliver, circulou por todo o passeio na roça recifense, transmitindo shows e fazendo flashes jornalísticos e entrevistas com os artistas, levando o balancê para perto até de quem estava em casa.