recife-celebra-dia-do-frevo-com-apresentacoes-e-cortejos-por-toda-a-cidade

Recife celebra Dia do Frevo com apresentações e cortejos por toda a cidade

Noite também oferece ensaio para o Tumaraca – Encontro das Nações, no Alto José do Pinho, na sede do Maracatu Estrela Brilhante, agremiação cuja rainha, matriarca e presidente, dona Marivalda, é uma das homenageadas do Carnaval 2023. Nas redes, Flashmob com a população se entregando ao passo do frevo em pontos estratégicos da cidade está disponível nos perfis @viva.recife e @visitrecife. (Foto: Bruno Campos/PCR imagem)



Nesta quinta (9), os clarins tomam conta da cidade. Para celebrar o Dia do Frevo e os dez anos de patrimonialização do ritmo, que é embaixador inequívoco da música, da cultura, da alegria e da gente pernambucana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, espalhará várias atrações, entre clubes de boneco, blocos líricos, orquestras de frevo, troças, clubes e grupos de passista, para se apresentar em dez pontos da cidade. Além dos locais de convergência do mais pernambucano dos ritmos, o Pátio de São Pedro irá sediar o já tradicional Acerto de Marcha dos blocos líricos à noite. 

A partir das 7h, o frevo toma conta da cidade na Conde da Boa Vista, Praça de Casa Forte, Largo da Encruzilhada, Agamenon Magalhães, Brasília Teimosa, Marco Zero, Pátio do Livramento, Mercado de São José e Estação Central do Recife. Em cada um dos locais, grupos culturais e agremiações,  se farão representar por grupos com 4 a 20 participantes para desfilar música e passo entre transeuntes e motoristas, transformando em festa as ruas repletas de rotina. Cada apresentação vai durar, em média, uma hora.

Entre as atrações, participarão da programação: clarins e orquestras de frevo, Bloco Lírico e Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos, Troça Abanadores do Arruda e Grupo de Passistas Perna de Pau, Grupo de Passistas Cia Muganga, Clube de Bonecos Malaquias, Bloco Lírico Pierrot de São José, Clube de Boneco A Bela da Tarde, Bloco Lírico Compositores e Foliões, Banda de Pau e Corda Império Frevo Orquestra e Clube de Boneco Menino do Pátio. O frevo também vai pegar carona nas bicicletas do grupo Luden Cia de Dança, que vai distribuir acordes e cores, com a ação batizada de  Ciclofrevo por várias ruas da cidade.

De noite, a data é coroada com o tradicional Acerto de Marca de blocos de Pau e Corda no Pátio de São Pedro. A partir das 18h, se apresentam no local os Blocos Flor Do Eucalipto de Moreno, Flores do Capibaribe, Bloco Lírico Eu Quero Mais, Bloco Verde Linho e Bloco Lírico Pierrot De São José. 

FLASH MOB – Imortalizando e celebrando o Dia do Frevo, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife realizou, ontem (8), um flash mob em pontos estratégicos da cidade. A ação fez parte da produção de um vídeo institucional de promoção do destino às vésperas do Carnaval. A disseminação do conteúdo surge como uma festa nas redes sociais, convidando todas as pessoas a vivenciar e sentir a efervescência do ritmo que mais representa a capital pernambucana. 

A Conde da Boa Vista, o Mercado de São José, a Avenida Rio Branco e, claro, o Marco Zero foram cenários para as gravações que compreenderam uma invasão de passistas. Os cidadãos e turistas eram instigados a acionar o grupo apertando um botão que indicava para um tótem escrito FREVO. A população participou e o resultado pode ser conferido no instagram da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife (@viva.recife e @visitrecife).

Estrela Brilhante sedia ensaio do Tumaraca – Encontro das Nações – Na sede do Maracatu Estrela Brilhante, que fica no Alto José do Pinho, os batuqueiros se reúnem para o último ensaio em comunidades do Tumaraca – Encontro de Nações, espetáculo que vai acontecer na quinta, 16 de fevereiro, e prestará tributo aos 30 anos de Manguebeat. No total, 13 nações irão reunir 700 batuqueiros em que os mestres farão uma autorregência com a participação especial de Sandra Sá, Gilmar Bola 8 e Gabi da Pele Preta, além do Coral Voz Nagô. Entre as canções do tributo, figuram clássicos imortalizados pela geração Manguebeat como Meu Maracatu Pesa uma Tonelada, Praieira, Etnia e Manguetown. O Maracatu Nação Estrela Brilhante fica na Rua Severino Bernardino Pereira (em frente ao Caldinho do Biu) e é também presidido por dona Marivalda, rainha e matriarca da Nação, além de uma das homenageadas pelo Carnaval 2023 do Recife.

Sobre o Dia do Frevo – Em sua geografia nativa, o Frevo é celebrado no dia 9 de fevereiro. Foi nesta data, nos idos de 1907, que a palavra “frevo”, corruptela de ferver, foi registrada pela primeira vez, no Jornal Pequeno, que anunciava um ensaio do Clube Empalhadores do Feitosa. O ritmo também tem data nacional, sendo celebrado, em todo o país, no dia 14 de setembro.

Patrimonialização – O frevo sagrou-se Patrimônio Cultural da Humanidade no dia 5 de dezembro de 2012, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, na sede da Unesco, em Paris. Naquela ocasião, o frevo foi a única expressão da cultura brasileira entre 35 candidaturas de todo o mundo. Mais antigo é o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, conferido ao frevo pelo Iphan em 2007, ano do seu centenário. O título foi revalidado no último mês de agosto, durante a 96ª reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

Confira a programação:

Conde da Boa Vista

7h – Clarins de Ouro 

Praça de Casa Forte

7h30 – Bloco Lírico e Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos

Largo da Encruzilhada

7h30 – Junção Festiva Orquestra, Troça Abanadores do Arruda e Grupo de Passistas Perna de Palco

Agamenon Magalhães

8h30 – Orquestra Metropolitan, Grupo de Passistas Cia Muganga, Clube de Bonecos Malaquias e Troça Abanadores do Arruda

Brasília Teimosa

8h30 – Junção Festiva Orquestra, Troça Abanadores do Arruda, Grupo de passistas Cia Muganga

Marco Zero

9h30 – Bloco Lírico Pierrot de São José, Banda de Pau e Corda Cordas e Retalhos, Orquestra Metropolitan e Clube de Boneco A Bela da Tarde

Estação Central do Recife

10h30 – Império Frevo Orquestra Pernambuco, Clube de Boneco Menino do Pátio e Grupo de Passistas Perna de Pau

Ciclofaixa

9h30 – Ciclofrevo – Luden Cia de Dança

Percurso: Rua Frei Cassimiro/ Rua Tupinambás/ Rua Barros Barreto/ Avenida Agamenon Magalhães/ Avenida João de Barros/ Rua Dr. Carlos Chagas/ Rua dos Palmares/ Avenida Mário Melo/ Rua da Aurora/ Ponte Princesa Isabel/ Campo das Princesas/ Ponte Buarque de Macêdo/Avenida Rio Branco

Pátio do Livramento

12h30 – Orquestra Pernambucana, Bloco Lírico Compositores e Foliões e Grupo de Passistas Movimento Cultural

Pátio de São Pedro – 18h – Acerto de Marcha

– Bloco Flor Do Eucalipto De Moreno

– Bloco Flores Do Capibaribe

– Bloco Lírico Eu Quero Mais

– Bloco Verde Linho

–  Bloco Lírico Pierrot De São José 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …