O bairro do Recife Antigo terá mais um atrativo neste domingo, 21. A avenida Boulevard Rio Branco receberá uma série de ações em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, das 09h às 12h e das 14h às 17h. A data, em si, é 19 de agosto, mas a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, optou por utilizar a Ciclofaixa de Turismo e Lazer como meio de divulgação e reflexão do dia. Haverá aulas de spinning; divulgação da Cartilha do Ciclista; DJ’s; espetáculo da “Bike Mágica”, com Raphael Santa Cruz; feirinha de vendedores de equipamentos para ciclistas e a Trupe Casarão das Artes.
Para as aulas de Bike Spinning, no Boulevard da Avenida Rio Branco, serão 20 bicicletas ergométricas disponíveis. Ciclistas e transeuntes poderão fazer aulas das 09h às 11h e das 14h às 16h. Cada sessão terá 15 minutos de duração, com cinco minutos de intervalo entre elas.
Há ainda a Cartilha dos Ciclistas, elaborada pela Secretaria de Turismo e Lazer como forma de educar e gerar a reflexão de praticantes ou não da modalidade. O material de 11 páginas será disparado via QR Codes espalhados por todas as seis rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer e na própria Avenida Rio Branco. Para ter acesso, basta apontar a câmera do celular para a imagem.
Percurso de passeio que já faz parte da rotina do cidadão recifense, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer tem a proposta de oferecer às pessoas lazer e oportunidade de conhecer a cidade de bike. Executada pela Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto conecta três rotas (norte, sul e oeste) ao Marco Zero, no Bairro do Recife. Aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, a população pode pedalar pela cidade, passando por museus, parques e mercados públicos. Cerca de 17 mil pessoas usufruem do percurso de lazer a cada edição.
O Dia Nacional do Ciclista é comemorado em 19 de agosto como forma de lembrança da morte do famoso ciclista – e entusiasta da bicicleta como o transporte do futuro – Pedro Davison, atropelado nas ruas de Brasília em 2006. A data busca estimular a reflexão de ciclistas, não ciclistas e gestores públicos do Brasil no que se refere a atitudes que vão desde a escolha do modal a ser utilizado até o respeito ao próximo.
ESTRUTURA CICLOVIÁRIA DO RECIFE – Atualmente, o Recife possui 169 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Isso representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. O Recife tem investido em rotas que se interligam umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 73,39 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, são 90,31 km interligados. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza a ocupação do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.