Novo público receberá a vacina cinco meses após a conclusão do esquema vacinal. (Foto: Marcos Pastich/PCR)
A capital também vai aplicar a segunda dose do imunizante da Janssen, assim que receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Agendamento já está aberto
Os moradores do Recife com idades entre 18 e 49 anos também poderão tomar a dose de reforço contra a covid-19. O novo público, que compreende um total de 12.086 pessoas, até o momento, vai receber a vacina no prazo de cinco meses após a segunda dose do imunizante. O agendamento para receber a dose complementar já está aberto. A Prefeitura do Recife também vai aplicar a segunda dose imunizante da Janssen nos 60.128 residentes da capital que já receberam a vacina, há, pelo menos, dois meses – assim que receber as novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).
“A gente segue avançando na vacinação aqui no Recife e hoje a gente faz mais um importante anúncio. Todas as pessoas entre 18 e 49 anos que tomaram a segunda dose há, pelo menos, cinco meses já pode tomar de maneira imediata a dose de reforço. O agendamento já está disponível no Conecta Recife e é fundamental que todo mundo que esteja apto faça o agendamento. Lembrando que as pessoas com mais de 50 anos podem tomar a dose de reforço a partir de 4 meses da segunda dose. Já a as pessoas entre 18 e 49 anos precisam esperar 5 meses após a segunda dose. Se você conhece alguém, ou você se enquadra nesse grupo, já faz o agendamento e se vacina. Só com a vacina a gente vence a pandemia”, disse detalhou o prefeito João Campos.
As decisões da ampliação do público e redução do prazo de aplicação, que seguem a recomendação do Ministério da Saúde, foram apresentadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última quarta-feira (17). As mudanças foram aprovadas pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e pactuadas junto aos municípios pernambucanos.
As pessoas com 50 anos ou mais e os trabalhadores da saúde vão continuar recebendo a dose de reforço no prazo de quatro meses após a conclusão do esquema vacinal. Já os imunossuprimidos devem receber a dose complementar depois de 28 dias da segunda dose.
Da mesma forma como é feita nas doses anteriores, é necessário realizar agendamento no site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, ou ainda de forma alternativa com Janssen ou Astrazeneca, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.
A aplicação da dose de reforço, no Recife, teve início no dia 9 de setembro com a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência. Desde então, 153.011 pessoas já foram vacinadas com dose complementar.
A Prefeitura do Recife disponibiliza 24 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 10 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.
JANSSEN – Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura do Recife também passará a aplicar a segunda dose da vacina da Janssen, dois meses após a primeira. Atualmente, 60.128 pessoas estão aptas a receber o imunizante. A aplicação dessas doses começará a ser feita assim que o órgão federal enviar as novas remessas.
Para aqueles que tomaram o imunizante da Janssen e já receberam a dose de reforço (esquema heterólogo) em algum grupo anterior, o procedimento é fazer o agendamento no Conecta Recife, após cinco meses desta última dose, e comparecer a um dos 24 pontos de vacinação para receber a nova dose da vacina (reforço), que será da Pfizer.