Contemplando desde o popular ao contemporâneo, da dança de rua e performance à produção audiovisual de videodança, o Festival de Dança do Recife chega à sua 25ª edição, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
A partir deste sábado (1º), os interessados podem inscrever as propostas artísticas, que serão submetidas ao processo de habilitação e de seleção de espetáculos. O festival será realizado entre os dias 21 e 30 de outubro, tomando conta de teatros e ruas da Capital pernambucana.
As inscrições ficam abertas até o dia 12 de outubro e devem ser feitas pelo site www.culturarecife.com.br. Na página, também está disponível para consulta o edital, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial deste sábado (1º).
A convocatória cultural é a segunda lançada pela Prefeitura do Recife numa única semana, poucos dias depois da realização do Festival Recife Cidade da Música, que reuniu mais de 50 atrações gratuitas e a céu aberto no Recife Antigo, é dedicada a artistas, companhias, coletivos e grupos de dança de todo o território nacional. O primeiro chamamento, lançado no último dia 29, foi destinado a artistas e brincantes do Ciclo Natalino.
Esta edição do festival irá assegurar protagonismo à cadeia produtiva local da dança, estimulando tanto a fruição quanto a formação. No quesito cenário, a diversidade será a marca do evento. Desde os palcos convencionais, como teatros e casas de espetáculo da cidade, até praças e ruas, a dança pode – e deve – ocupar todos os espaços.
Seleção
A seleção de projetos formativos, oficinas, performances e espetáculos para o Festival será simplificada: primeiro os grupos e bailarinos interessados em participar desta 25ª edição apresentam a proposta artística e somente os selecionados nesta primeira etapa precisarão apresentar a documentação jurídica.
As propostas inscritas serão examinadas por uma Comissão de Avaliação Artística, composta por representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, da sociedade civil e do poder público municipal.
Entre os critérios, serão levados em conta: qualidade artística, impacto social, histórico dos grupos e artistas e viabilidade das obras. As propostas habilitadas serão anunciadas no dia 15 de outubro.
Durante as inscrições, o Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39, vai oferecer atendimento para orientar sobre as inscrições, presencialmente ou pelos telefones: (81) 3224-3674 e (81) 99321-1517, este último disponível para ligação e WhatsApp. Também está disponível para esclarecimentos o e-mail: [email protected]
Veja também
Brasil CAPIBAAmigo de Paulo Gustavo revela imagens trocadas quando ator estava internado: ‘Eu to vivendo o terror
Musical do Aria Social explora imensidão artística de Capiba