Iniciativa pioneira capacita e valoriza ambulantes e pequenos empreendedores que vendem comida e artesanato no centro e ajudará no desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios, que fazem parte da cultura popular da cidade
O inédito Arraial da Rio Branco, no bairro do Recife, que inicia neste domingo (11), terá outra ação pioneira: o Barraca Social. Nesse projeto, de curadoria do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, 13 ambulantes e empreendedores de alimentação e artesanato venderão seus produtos nas barracas que integram o cenário do São João do local. A ação reconhece o valor dos ambulantes e pequenos empreendedores que trabalham com comida típica ou regional e artesanato vendidos nas ruas do centro.
Aos domingos de 15h às 21h; da terça-feira à quinta-feira 15h às 20h; sexta-feira e sábado das 17h às 00h.
Os empreendedores que atuam no centro do Recife foram selecionados pelo chef Thiago das Chagas e pelo ativista social Pedro Verda, que são consultores do projeto. Thiago é proprietário dos restaurantes Retetéu e São Pedro, e Pedro Verda, cofundador do Laboratório Global de Inovação Social Verda e do Instituto Plante Amor Colha o Bem. Os dois têm currículos em ações sociais.
De acordo com Thiago das Chagas, o barraca Social tem três pilares: mapeamento de pessoas ambulantes da comida de rua; formação empreendedora com foco na cultura popular; e geração de oportunidades para o desenvolvimento da economia local. “A base da nossa gastronomia é popular, encontra-se na rua e todo o conhecimento e tradição presente é passada de pai para filho e deve ser preservada e mantida”, afirma o chef.
Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, que coordena o Programa Recentro, Ana Paula Vilaça, essa é mais uma ação para reafirmar o propósito de colocar as pessoas no centro de tudo. “Essa iniciativa cumpre o nosso compromisso de viver as oportunidades, por meio, do desenvolvimento econômico, social e sustentável. Capacitar os empreendedores dará mais chance de crescimento e profissionalização de seus negócios”, destaca a gestora.
O Arraial Rio Branco funcionará no domingo das 16h às 21h e integra o Recife Junino (São João da capital pernambucana). Esse arraial terá festa todos os dias. De segunda-feira à sexta-feira, as apresentações acontecerão entre 12h e 14h, aproveitando o horário do almoço para animar a população e trabalhadores que passam pelo local e no final do expediente, entre 17h e 19h. No fim de semana do São João, o balancê na sala de Reboco da área começa de 19h e se estende até a 1h.
SÃO JOÃO DO RECIFE – Os festejos juninos no Recife terá mais de 800 atrações, que se apresentarão na Avenida Rio Branco, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade e em dez polos descentralizados.