recem-nascido-recebe-a-“chave-da-cidade-do-recife”

Recém-nascido recebe a “Chave da Cidade do Recife”

Cerimônia simbólica agracia a primeira criança nascida durante a Semana do Bebê, parceria entre a Prefeitura do Recife e o Unicef (Foto: Ikamahã/SESAU)

Mal chegou ao mundo, e o pequeno Samuel, com apenas um dia de vida, já recebeu a “Chave da Cidade do Recife”. O menininho foi agraciado em uma cerimônia simbólica, na manhã desta terça (30), por ter sido a primeira criança nascida durante a Semana do Bebê, parceria entre a Prefeitura do Recife e o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) que oferece diversas ações para em prol dos cuidados na primeira infância. Samuel nasceu de parto normal, às 21h25 da última segunda (28), pesando 3,7 quilos e medindo 51 centímetros, na Policlínica e Maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados.

O coordenador do escritório Unicef no Recife, Dennis Larsen, explica que a organização apóia iniciativas que garantam o acesso à saúde de qualidade. “Temos que celebrar cada pessoa que já que nasça com este direito assegurado, como Samuel. Ficamos felizes em vê-lo bem e sua família sendo acolhida”, afirma. Para ele, a realização da Semana do Bebê, que chega a sua nona edição, é uma prova do comprometimento da gestão municipal neste sentido. “As iniciativas disponibilizadas são uma mostra do que a prefeitura realiza ao longo do ano. E que acabam contribuindo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que traça metas para um desenvolvimento sustentável, entre eles a saúde e o bem estar”, explica.

A mãe de Samuel, Danile Aurean de Sales, 26 anos, moradora do bairro de São José, conta que a chegada do filho foi uma surpresa. “Apesar de ser minha segunda gestação, fiquei nervosa, pois estava apenas com 39 semanas. Mas fomos muito bem atendidos, foi tudo muito rápido e estamos todos bem”, comemora. A Maternidade Barros Lima é uma das quatro na rede de saúde do Recife que dispõem de Centro de Parto Normal (CPN) e Pré-Parto, contribuem para reduzir a mortalidade materna e perinatal (até o puerpério), com atendimento humanizado e de baixo intervencionismo para uma melhor assistência ao parto normal.

“Recebemos gestantes em livre demanda, ou seja, sabemos que é uma escolha da família o local onde o filho irá nascer. Então virem para cá é um reconhecimento que nos deixa sempre honrados”, ressalta a diretora da unidade, Jaqueline Lucena. Os outros equipamentos que dispõem de CPN são a Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, no Ibura; a Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela; e o Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado. Além da Chave da Cidade, o bebê recebeu da coordenadora do Mãe Coruja Recife, Cláudia Soares, um kit contendo banheira e itens essenciais de enxoval.

SEMANA DO BEBÊ – A IX Semana do Bebê teve início no último domingo (28/5) e durante o evento, estão sendo oferecidas mais de 550 ações, realizadas por diversas áreas da gestão municipal. A iniciativa funciona com um observatório de todos os programas que são realizados pela Prefeitura do Recife na área da primeira infância. O encerramento será no próximo sábado (3/6), com atividades lúdicas, brincadeiras e shows na concha acústica da UFPE, a partir das 15h.

About Redação

Veja também

Vereadora Rebecca Regnier cobra de prefeitos e da governadora solução para engorda das praias. “Não é um problema partidário , é um problema de Pernambuco”

A vereadora de Jaboatão dos Guararapes, Rebecca Regnier (PSD), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira …