reabertas-as-inscricoes-para-processo-de-escolha-do-conselho-tutelar-do-recife

Reabertas as Inscrições para Processo de Escolha do Conselho Tutelar do Recife

As vagas deverão compor os oito conselhos tutelares das seis Regiões Político-Administrativas da Cidade

As inscrições para as pré-candidaturas ao Processo de Escolha dos Membros dos Conselhos Tutelares do Recife foram reabertas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de junho. O certame visa preencher 40 vagas para compor os oito Conselhos Tutelares das seis Regiões Político-Administrativas da Cidade e os interessados podem fazer a inscrição no site do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) – comdica.recife.pe.gov.br.

Entre os requisitos básicos para a candidatura estão ter residência e domicílio eleitoral no Recife; idade superior a 21 anos; reconhecida idoneidade moral, apresentação de certidões; ter concluído o ensino médio e apresentar duas declarações de experiência na defesa, promoção e controle do atendimento de crianças e adolescentes com comprovante de vínculo.

O presidente do Comdica, Wellington Pastor, explica que, além de todos os documentos que precisam ser apresentados pelos pré-candidatos, comprovar vínculo é extremamente importante para garantir a lisura de todo o processo. “Entre os comprovantes de vínculo que são aceitos pela Comissão de Seleção estão contrato de trabalho, portaria de nomeação, contrato de serviço de estágio ou voluntariado, entre outros”, diz Wellington.

O presidente acrescenta ainda que as duas declarações apresentadas no ato da inscrição devem ser assinadas pelo representante legal da instituição declarante, constando na mesma o reconhecimento de firma em cartório. Com relação às declarações fornecidas por órgão públicos e secretarias, o presidente explica que deverão ser assinadas pela chefia imediata ou secretário da pasta e deve conter carimbo e matrícula, de acordo com o modelo padrão definido no edital. “Os documentos apresentados pelos pré-candidatos serão analisados pela Comissão Eleitoral e a relação de candidaturas deferidas publicada em Diário Oficial”, completa Wellington.

Todo o processo é dividido em etapas eliminatórias, incluindo exame psicotécnico, prova de conhecimentos específicos, votação e curso de formação. Em todo o Brasil, o dia definido para a escolha dos membros dos conselhos tutelares é 1º de outubro. Estão aptos a participar do pleito todo cidadão, nato ou naturalizado, com idade a partir dos 16 anos que possua Título de Eleitor. O processo é fiscalizado pelo Ministério Público e tem o apoio da Prefeitura do Recife.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …