queima-da-lapinha-encerra-ciclo-natalino-nesta-quinta-feira

Queima da Lapinha encerra ciclo natalino nesta quinta-feira

Programação será encerrada no Sítio Trindade, onde se celebra, às 19h, a Queima da Lapinha propriamente dita, que consagra ao fogo o ciclo festivo que se despede da capital pernambucana. (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)

Celebrando o Dia de Reis, pastoris tingirão esta quinta-feira (6) de azul e encarnado, a partir das 11h, nos postos de vacinação e, mais tarde, nos parques Dona Lindu, Jaqueira e Avenida Rio Branco.

Tradicional liturgia da cultura popular, a Queima da Lapinha encerra, amanhã (6), a programação natalina realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, desde o último dia 10 de dezembro, que espalhou mais de 80 apresentações de pequeno porte por toda a cidade, levando as manifestações da cultura popular ao encontro do público recifense no centro e nos bairros, além de parques e mercados públicos, em descentralizadas atividades, oferecidas gratuitamente e a céu aberto.

Os postos de vacinação, que também foram cenário para as celebrações horizontais e sem aglomerações deste Natal Esperança, voltam a receber atrações no Dia de Reis, embalando a esperança e o esforço coletivo para superação da pandemia. As tradições culturais nordestinas tingirão a quinta-feira de azul e encarnado também nos parques Dona Lindu e Jaqueira, Avenida Rio Branco e Sítio Trindade, com protocolos sanitários vigentes observados e respeitados, como a obrigatoriedade de uso de máscaras.

A programação começa às 11h, com apresentações da Orquestra Vienna Natal de Mais Amor e Pastoril Estrela de Belém nos postos de vacinação localizados no Geraldão e na Macaxeira. Mais tarde, a partir das 17h, o Parque Dona Lindu e o Parque da Jaqueira recebem, cada um, duas atrações. No Lindu, irão se apresentar o Boi de Natal Cavalo Marinho e o Pastoril Estrela do Mar. Na Jaqueira, os Guerreiros Sol Nascente e o Pastoril Rosa Mística dos Torrões levarão os últimos acordes do ciclo natalino para perto do público da Zona Norte. Às 17h30, a Orquestra Vereda Tropical desfila a despedida do ciclo natalino pelo Boulevard Rio Branco.

A liturgia da Queima da Lapinha propriamente dita será realizada mais tarde, a partir das 19h, no Sítio Trindade, com a participação dos pastoris Campinas Alegres e Estrela Brilhante, embalados por Mendes e Sua Orquestra. A liturgia será realizada dentro do Sítio e conduzida por Marcelo Varela, especialista em cultura popular da Secretaria de Cultura. Em função dos protocolos sanitários, não haverá cortejo dos pastoris.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo cultural que se encerra ao fogo e abrir alas para o ciclo seguinte. Confirmando a tradição, o público presente poderá colocar pedidos dentro da lapinha antes da consagração às chamas.

Decoração começa a ser desmontada – Além da programação, a decoração natalina, que espalhou luzes e cores por toda a cidade, também se despede, nesta quinta, da população. Além da Agamenon Magalhães, que ganhou árvore de Natal de 30 metros e dois quilômetros de iluminação e elementos decorativos, a Avenida Boa Viagem, Rua do Bom Jesus e Rio Branco, Parque da Jaqueira, Parque Dona Lindu e Pátio de São Pedro também se enfeitaram para o Natal, com projeto assinado pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Serão apagados e começam a ser retirados hoje mais de 2,5 mil refletores e 10,6 mil lâmpadas strobo, além de 4,5 mil bastões de luz, 26,9 mil metros de cordão de luz (pisca), mais 6,3 mil metros de mangueira de led e 10,6 mil metros de fita de led.

CICLO NATALINO 2021

RECIFE, NATAL ESPERANÇA

Dia de Reis/Queima da Lapinha

Dia 6 (Quinta-feira)

Postos de vacinação

11h – Geraldão: Orquestra Vienna Natal de Mais Amor

11h – Macaxeira: Pastoril Estrela de Belém

Parque Dona Lindu

17h – Boi de Natal Cavalo Marinho

17h30 – Pastoril Estrela do Mar

Parque da Jaqueira

17h – Guerreiros Sol Nascente

17h30 – Pastoril Rosa Mística dos Torrões

Rio Branco

17h30 – Orquestra Vereda Tropical

Sítio Trindade

19h – Pastoris Campinas Alegres e Estrela Brilhante celebram a liturgia da Queima da Lapinha, que será conduzida pelo especialista em cultura popular Marcelo Varela, ao som de Mendes e Sua Orquestra, dentro do Sítio Trindade

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …