Programação será encerrada no Sítio Trindade, onde se celebra, às 19h, a Queima da Lapinha propriamente dita, que consagra ao fogo o ciclo festivo que se despede da capital pernambucana. (Foto: Daniel Tavares/Arquivo PCR)
Celebrando o Dia de Reis, pastoris tingirão esta quinta-feira (6) de azul e encarnado, a partir das 11h, nos postos de vacinação e, mais tarde, nos parques Dona Lindu, Jaqueira e Avenida Rio Branco.
Tradicional liturgia da cultura popular, a Queima da Lapinha encerra, amanhã (6), a programação natalina realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, desde o último dia 10 de dezembro, que espalhou mais de 80 apresentações de pequeno porte por toda a cidade, levando as manifestações da cultura popular ao encontro do público recifense no centro e nos bairros, além de parques e mercados públicos, em descentralizadas atividades, oferecidas gratuitamente e a céu aberto.
Os postos de vacinação, que também foram cenário para as celebrações horizontais e sem aglomerações deste Natal Esperança, voltam a receber atrações no Dia de Reis, embalando a esperança e o esforço coletivo para superação da pandemia. As tradições culturais nordestinas tingirão a quinta-feira de azul e encarnado também nos parques Dona Lindu e Jaqueira, Avenida Rio Branco e Sítio Trindade, com protocolos sanitários vigentes observados e respeitados, como a obrigatoriedade de uso de máscaras.
A programação começa às 11h, com apresentações da Orquestra Vienna Natal de Mais Amor e Pastoril Estrela de Belém nos postos de vacinação localizados no Geraldão e na Macaxeira. Mais tarde, a partir das 17h, o Parque Dona Lindu e o Parque da Jaqueira recebem, cada um, duas atrações. No Lindu, irão se apresentar o Boi de Natal Cavalo Marinho e o Pastoril Estrela do Mar. Na Jaqueira, os Guerreiros Sol Nascente e o Pastoril Rosa Mística dos Torrões levarão os últimos acordes do ciclo natalino para perto do público da Zona Norte. Às 17h30, a Orquestra Vereda Tropical desfila a despedida do ciclo natalino pelo Boulevard Rio Branco.
A liturgia da Queima da Lapinha propriamente dita será realizada mais tarde, a partir das 19h, no Sítio Trindade, com a participação dos pastoris Campinas Alegres e Estrela Brilhante, embalados por Mendes e Sua Orquestra. A liturgia será realizada dentro do Sítio e conduzida por Marcelo Varela, especialista em cultura popular da Secretaria de Cultura. Em função dos protocolos sanitários, não haverá cortejo dos pastoris.
Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo cultural que se encerra ao fogo e abrir alas para o ciclo seguinte. Confirmando a tradição, o público presente poderá colocar pedidos dentro da lapinha antes da consagração às chamas.
Decoração começa a ser desmontada – Além da programação, a decoração natalina, que espalhou luzes e cores por toda a cidade, também se despede, nesta quinta, da população. Além da Agamenon Magalhães, que ganhou árvore de Natal de 30 metros e dois quilômetros de iluminação e elementos decorativos, a Avenida Boa Viagem, Rua do Bom Jesus e Rio Branco, Parque da Jaqueira, Parque Dona Lindu e Pátio de São Pedro também se enfeitaram para o Natal, com projeto assinado pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Serão apagados e começam a ser retirados hoje mais de 2,5 mil refletores e 10,6 mil lâmpadas strobo, além de 4,5 mil bastões de luz, 26,9 mil metros de cordão de luz (pisca), mais 6,3 mil metros de mangueira de led e 10,6 mil metros de fita de led.
CICLO NATALINO 2021
RECIFE, NATAL ESPERANÇA
Dia de Reis/Queima da Lapinha
Dia 6 (Quinta-feira)
Postos de vacinação
11h – Geraldão: Orquestra Vienna Natal de Mais Amor
11h – Macaxeira: Pastoril Estrela de Belém
Parque Dona Lindu
17h – Boi de Natal Cavalo Marinho
17h30 – Pastoril Estrela do Mar
Parque da Jaqueira
17h – Guerreiros Sol Nascente
17h30 – Pastoril Rosa Mística dos Torrões
Rio Branco
17h30 – Orquestra Vereda Tropical
Sítio Trindade
19h – Pastoris Campinas Alegres e Estrela Brilhante celebram a liturgia da Queima da Lapinha, que será conduzida pelo especialista em cultura popular Marcelo Varela, ao som de Mendes e Sua Orquestra, dentro do Sítio Trindade